Portaria 233 do Inmetro: entenda melhor os pesos padrões

portaria 233 do inmetro
6 minutos para ler

Existem vários procedimentos industriais que exigem um processo de medição capaz de mensurar objetos a uma altíssima precisão. Neste contexto, para alcançar tal nível de qualidade, é fundamental que tenhamos uma boa metrologia referente às especificações técnicas sobre os pesos padrões, como é o caso da portaria 233 do Inmetro.

Regulamentada em 22 de dezembro de 1994, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia — Inmetro, essa portaria tem como principal objetivo definir todos os parâmetros técnicos e metrológicos imprescindíveis para a correta utilização de pesos padrões nas medições de massa.

Em vista disso, para melhor compreensão dessa norma, explicaremos abaixo sobre o funcionamento do Inmetro, o conceito de peso padrão e o que determina a portaria 233. Boa leitura!

O papel do Inmetro

Órgão federal vinculado ao Ministério da Economia, o Inmetro realiza um papel essencial tanto para o consumidor, quanto para a indústria brasileira. Como o próprio Inmetro cita, a sua missão é a de assegurar à sociedade brasileira confiança nos processos de medições, e, na qualidade dos produtos, tudo isso por meio da metrologia e da análise de conformidade.

Viabilizando um cenário coerente e igualitário nas relações de consumo, bem como proporcionando a competitividade industrial do país, o Inmetro também é o responsável por:

  • aplicar e administrar as diretrizes nacionais referentes à metrologia e à qualidade de produtos;
  • verificar o cumprimento das normas técnicas relativas às: unidades de medida; medidas materializadas; métodos de medição; produtos pré-medidos e instrumentos de medição;
  • conservar e manter os padrões das unidades de medida;
  • executar e manter a cadeia de rastreabilidade dos padrões das unidades de medida no Brasil;
  • harmonizar no mercado interno os conceitos/procedimentos metrológicos e torná-los totalmente compatíveis no plano internacional;
  • servir de suporte ao setor industrial do país, no âmbito da qualidade de bens e serviços;
  • fornecer suporte técnico ao Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial — Conmetro;
  • estimular e desenvolver o uso da técnica de gestão da qualidade nas indústrias nacionais, fortalecendo o país na sua participação em atividades internacionais referentes à metrologia em geral;
  • realizar a gestão da metodologia utilizada em laboratórios de calibração, de ensaios de proficiência, de inspeção e de organismos de certificação.

Totalmente alinhado com as diretrizes das Recomendações Internacionais da Organização Internacional de Metrologia Legal — OIML, podemos perceber que o Inmetro desempenha um papel essencial para a fiscalização de produtos e processos que carecem de avaliações metrológicas.

Além disso, vale destacar que este órgão não se restringe apenas na regulamentação dos produtos nacionais, isto é, para que produtos importados possam ser consumidos com qualidade no Brasil, todos eles precisam atender sistematicamente às exigências do Inmetro.

Conceito de peso padrão

Peso padrão é um produto utilizado basicamente no meio industrial para ajustes, calibração e processos de controle das balanças, ou seja, como o próprio nome sugere, é uma espécie de medida referência.

Caracterizado pela superfície extremamente polida e resistente à corrosão, vale lembrar que todo peso padrão é fabricado de acordo com as recomendações da portaria 233 do Inmetro, a qual o classifica conforme critérios específicos e estabelece a faixa de erros máximos permitidos.

Mesmo se tratando de um produto que entrega um excelente desempenho metrológico, o peso padrão (como qualquer outra peça) também é suscetível ao desgaste com o passar do tempo. Em vista disso, há exemplares que têm câmaras de ajuste, as quais permitem contornar os erros oriundos do desgaste durante a sua utilização.

Portaria 233 do Inmetro

Sendo assim, a portaria 233 especifica o peso padrão com base nas seguintes divisões:

Classificação dos pesos padrão

Os pesos são classificados em E1, E2, F1, F2, M1, M2 e M3, onde da esquerda para a direita temos o decréscimo da exatidão. Em outras palavras, o peso E1 tem a maior exatidão, já o peso de classe M3 tem a menor exatidão entre todos.

Características por classe de peso

Além da distinção acerca do nível de exatidão, há também outras diferenças entre os pesos padrão separados por classe.

Peso Padrão E1 e E2

Não têm câmara de ajuste e marcação (valor nominal do peso) na sua superfície, sendo inteiriços e fabricados em aço inoxidável.

Peso Padrão F1

Também é de aço inoxidável, contudo, tem câmara de ajuste (material similar) e permite a marcação.

Peso Padrão F2

É fabricados em latão e revestimento de cromo, com a marcação em sua superfície (seguida da letra “F”).

Peso Padrão M1

Já o M1 pode ser encontrado em aço inox, ferro fundido ou latão e também necessita da marcação em sua superfície (seguida de “M1” ou “M”).

Peso Padrão M2

Portando o símbolo “M2” como indicação de classe, o material de fabricação desse peso padrão precisa apresentar dureza resistente à corrosão igual ou superior ao do latão fundido. Além disso, sua fragilidade não deve ser maior que a do ferro fundido cinzento.

Peso Padrão M3

O material de fabricação segue a mesma especificação do M2, portando o símbolo “M3” ou a letra “X” ao lado da sua marcação.

Critérios utilizados para a classificação dos pesos padrão

Foram considerados 8 critérios para a classificação dos pesos padrão:

  • forma;
  • aspecto construtivo;
  • material utilizado;
  • massa específica;
  • condição da superfície — rugosidade;
  • tipo de ajuste;
  • marcação utilizada;
  • erros máximos admitidos.

Erros máximos permitidos

Para tornar os pesos padrão compatíveis com todas as demandas industriais (essencialmente pelo fato de ter que se adequarem com a precisão apresentada pela balança em questão), a portaria 233 do Inmetro estabelece uma tabela propondo quais sãos os erros máximos permitidos conforme a classe e o valor nominal dos pesos padrão, assegurando desta forma a devida exatidão para cada tipo de aplicação.

Portanto, após entendermos qual é o papel do Inmetro, bem como o que determina a portaria 233 do Inmetro, fica mais simples de perceber o quão relevante este órgão regulamentador é para a sociedade brasileira.

Vale ressaltar ainda que é por meio dessa portaria que as bases metrológicas do Brasil são estabelecidas, sendo assim essenciais para a garantia da qualidade dos produtos, respaldo legal para os consumidores e suporte para os diversos processos industriais.

O conteúdo foi válido para você? Então siga nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre a metrologia. Estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-