Conheça os tipos de balança e seus princípios de funcionamento

calibrar balanças
4 minutos para ler

Um item que pode ser usado em diferentes segmentos do mercado é a balança, que tem a finalidade de medir a massa de objetos. Ela é um instrumento que surgiu há muitos anos e veio evoluindo com o tempo e continua sendo extremamente útil nos dias de hoje. E por isso, é muito importante conhecer quais os tipos de balança existentes no mercado.

Continue por aqui e veja um pouco mais sobre as variedades deste equipamento, bem como um pouco do seu papel ao longo da história e o seu uso na vida cotidiana das pessoas. Vamos lá?

Afinal, de onde surgiu a balança?

A balança é um dos equipamentos de medida mais antigos que se conhece, visto que o seu uso pelo homem é de aproximadamente 7 mil anos. As primeiras balanças que surgiram eram um simples travessão posicionado em um eixo, contendo um prato em cada extremidade. Em um deles era colocada uma peça (peso padrão) e no outro o objeto que se queria medir. Quando havia o equilíbrio entre os pratos, era possível conhecer o peso equivalente ao objeto.

Porém, ao longo do tempo, elas foram se aperfeiçoando e ganhando variados tipos, para pesagem dos mais diversos tipos de objetos.

Atualmente, existem inúmeros tipos de balanças que são empregados para pesar materiais bem variados também, como amostras químicas, biológicas, peças sólidas, metais, plásticos, grandes veículos, dentre outros. Em laboratórios, as balanças são amplamente utilizadas, por possibilitaram uma medida bastante precisa.

Quais os princípios de funcionamento e tipos de balança existentes no mercado?

Existem alguns princípios de funcionamento de uma balança, mas vamos abordar aqui os dois mais comuns, que estão presentes na maioria das balanças.

1.Célula de Carga

Com os avanços da tecnologia e consequentemente da eletrônica, surgiu um elemento chamado célula de carga, que é um transdutor de força. Através de uma deformação mecânica, emite sinais elétricos que são interpretados pela eletrônica e determina o peso do objeto. Essa célula de carga capta a intensidade da compressão ou tensão, transformando a energia mecânica recebida em tensão elétrica. Dessa forma, quanto maior for a pressão recebida pela célula, maior também será o sinal elétrico. Esta tensão elétrica será transmitido para um indicador de carga, mostrando o peso exato do material na balança.

Tipos de balança que utilizam célula de carga como princípio de funcionamento:

  • Balança Comercial;
  • Balança Industrial;
  • Balança de Precisão;
  • Balança de Pessoas;
  • Balança Rodoviária;
  • Balanças de Ponte Rolante

2.Compensação de força eletromagnética

O princípio de compensação de força eletromagnética consiste em uma compensação de uma força eletromotriz, contrária à uma força mecânica aplicada no prato da balança. O sistema mecânico da balança contém uma bobina montada em um ímã permanente. Quando um peso é aplicado no prato da balança, o campo magnético do ímã gera uma força eletromotriz contrária para trazer o sistema novamente em equilíbrio. A corrente gerada é proporcional a força aplicada e através de conversões digitais, esta corrente é transformada no peso mostrado pela balança em seu display.

Tipos de balança que utilizam este princípio de funcionamento:

  • Balanças Microanalíticas;
  • Balanças Analíticas;
  • Balanças Semianalíticas;
  • Balanças de Precisão.

Por fim, vale destacar que não importa o tipo de material que você trabalhe, é importante sempre utilizar uma balança adequada à sua aplicação, que possa reunir as qualidades de resistência, capacidade e precisão e possam desempenhar seu papel com excelência.

O que você achou do nosso conteúdo? Gostou de conhecer um pouco mais sobre os tipos de balança? Então, assine a nossa newsletter para continuar acompanhando!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-