Você sabe o que é calibração? Confira aqui

o que é calibração
7 minutos para ler

É de grande importância que gestores de qualidade e engenheiros saibam o que é calibração de instrumentos de medição, pois esse é o procedimento responsável por garantir a qualidade nos processos e serviços realizados por muitas organizações.

Já que os instrumentos de medição têm prazo de validade, ou seja, vida útil, é necessário avaliar regularmente a mensuração desses equipamentos, para se ter confiabilidade nos resultados apresentados. Fique por dentro do assunto em nosso post.

O que é calibração?

É uma operação que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores e as incertezas de medição entre um instrumento de medição e um Padrão. Por exemplo: Balança (instrumento de medição) e Peso Padrão (padrão de referência). Com a calibração do instrumento de medição, é possível identificar se o mesmo está apto para utilização em um processo de controle, verificando se os resultados apresentados estão dentro de um critério de aceitação. Isso assegura a qualidade dos serviços e produtos providos e a precisão e exatidão dos resultados. É importante ter em mente que essa atividade só pode ser executada por profissionais capacitados. Conheça, a seguir, dois tipos de calibração.

Acreditada (Calibração RBC)

Mais conhecida como calibração RBC, a calibração acreditada é realizada exclusivamente por laboratórios de calibração acreditados ao INMETRO e integrante à RBC (Rede Brasileira de Calibração). A acreditação deste laboratório é feita pela Divisão de Acreditação de Laboratórios (Dicla) da Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro).

Quando um laboratório possui o selo RBC, isso comprova que o mesmo possui um sistema da qualidade implantado e auditado periodicamente pelo Inmetro, de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Essas auditorias submetem os laboratórios acreditados à análises rigorosas regularmente, onde é avaliado todos os processos que impactam na calibração, desde a solicitação de um orçamento até a efetiva devolução do instrumento calibrado.

Pelos motivos citados acima, um Laboratório RBC garante o trinômio: qualidade, competência técnica e rastreabilidade. Sendo assim, não é necessário declarar a rastreabilidade da medição, nem a eficácia do procedimento de calibração, em função da CGCRE já avaliar esses quesitos periodicamente.

Para efeito de conhecimento e pesquisa, é importante ressaltar que todo laboratório de calibração acreditado, possuem um selo de acreditação. Deste selo, algumas informações podem ser extraídas, como a atividade do laboratório e o número de acreditação. Por exemplo: as inicias CAL, significa que este laboratório pode realizar calibrações, seguidas do número de acreditação. No caso do laboratório de calibração KN Waagen, o número de acreditação é 091. Portanto, no selo de acreditação do laboratório está CAL 091. Através deste número de acreditação, é possível fazer uma pesquisa no próprio site do Inmetro para encontrar o seu escopo de acreditação, onde consta as grandezas que este laboratório está acreditado para fazer calibração e quais as suas melhores capacidade de medição e calibração (CMC) com as respectivas incertezas de calibração.

Não Acreditada (Calibração Rastreada)

A “calibração” rastreada não é reconhecida pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro), sendo assim, não contém o selo de acreditação. A calibração rastreada não garante que o método de calibração aplicado está adequado e não mantém uma cadeia de rastreabilidade. Por não ter o reconhecimento do Inmetro, a empresa contratante de uma calibração rastreada deve evidenciar a rastreabilidade e a competência técnica desta calibração.

Por exemplo: para uma calibração rastreada de uma balança ser considerada válida, a empresa que realizou este serviço deve evidenciar toda a cadeia de rastreabilidade da medição até a calibração de peso padrão feita em um laboratório RBC. Ou seja, a empresa além de fornecer o certificado de calibração rasteada da balança, deve também fornecer a cópia do certificado de calibração RBC dos pesos padrão que foram utilizados na calibração da balança. Portanto, a empresa deve enviar toda a comprovação para validar a calibração e comprovar a rastreabilidade.

Uma calibração rastreada, por não ter o reconhecimento do Inmetro, não é obrigada a seguir uma padronização dos cálculos da incerteza de calibração, procedimentos, metodologia, comprovar a melhor capacidade de medição e calibração, e sua incerteza correta no processo de calibração. Fatores esses que são impostos aos laboratórios acreditados pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) em uma calibração acreditada ou RBC. Portanto, quando uma empresa realiza uma calibração rastreada, ela segue sua própria metodologia, sem padronização entre laboratórios.

Uma dúvida comum em relação a calibração rastreada é a seguinte: “Quer dizer que a calibração rastreada é pior que a calibração acreditada?”. A resposta é: Não. Depende de cada processo e sua criticidade e critérios de aceitação.

Quando realizar cada calibração?

As duas calibrações podem ser realizadas dentro de uma mesma empresa em processos diferentes. O que diferencia uma da outra é o nível de criticidade de um determinado processo.

Em geral, quando um equipamento é utilizado em um processo mais crítico, onde é necessário um “olhar” mais atento, a calibração acreditada é mais recomendada, pois esta calibração oferece uma confiança maior no processo.

Quando um equipamento é utilizado em um processo que não tem tanta relevância de controle ou que não impacta direta ou indiretamente na qualidade final de um produto ou serviço, a calibração rastreada pode ser considerada.

Exemplos de dois processos e calibrações diferentes:

1)   Pesagem de matéria prima de alto valor agregado – Recomendável a calibração acreditada (RBC).

2)   Pesagem de pessoas no ambulatório da indústria

No exemplo 1) o processo de pesagem impacta nos resultados da organização e na qualidade do produto final. Já no exemplo 2), o processo de pesagem não tem tanta relevância no resultado operacional e qualidade do produto produzido.

Nota: os exemplos acima são recomendações. Quem tem o poder de decisão é a própria empresa por conhecer melhor os seus processos.

É importante ressaltar que as empresas que tenham as normas de gestão ISO 9001 e ISO 14001 implantadas, não tem a necessidade de calibrar seus equipamentos em laboratórios acreditados, mas tem a necessidade de evidenciar a rastreabilidade das medições como já mencionamos anteriormente. Já empresas que possuem a norma ISO TS16949, existe a necessidade de calibrar seus equipamentos em um laboratório acreditado.

Agora que já temos um conhecimento maior das diferenças entre a calibração acreditada e a calibração rastreada, podemos entender melhor a diferença de custo entre uma e a outra. Enquanto a calibração acreditada tem todo um sistema da qualidade, documentações, procedimentos validados, auditorias de acreditação, entre outros fatores por trás. A calibração rastreada não tem exigências de documentações, pode ser feita por qualquer técnico habilitado no IPEM, mas por sua vez, não comprova a qualidade, competência técnica e rastreabilidade.

Quem pode executar esse serviço?

A calibração acreditada de instrumentos de medição deve ser realizada por laboratórios ou empresas acreditadas pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) conforme exposto acima neste artigo. Já a calibração rastreada pode ser realizada tanto por um laboratório acreditado como por empresas que evidenciam a rastreabilidade das medições e dos seus padrões.

Agora que você já sabe o que é calibração de instrumentos de medição, vale ressaltar a importância de buscar por empresas qualificadas para preservar a integridade de seus equipamentos de trabalho. Isso vai garantir a qualidade e a melhoria dos seus processos e produtos.

Gostou do nosso post sobre o que é calibração? Então, aproveite sua visita em nosso blog e conheça Calibração de balanças: Veja 5 dicas úteis ao acompanhar uma calibração.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-