3 cuidados necessários ao calibrar balanças de precisão

5 minutos para ler

As balanças de precisão são instrumentos de medição, utilizados principalmente para medir a massa de líquidos e sólidos não voláteis pela indústria química e farmacêutica.

Por conta disso, fazer a calibração das balanças é um processo que precisa ser feito com cuidado, evitando que erros aconteçam. O ideal é que essa calibração seja feita por profissionais capacitados e por um laboratório acreditado pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) em conformidade aos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025

Hoje trouxemos alguns dos principais cuidados que se deve ter ao calibrar balanças de precisão, evitando erros e problemas na indústria. Confira a seguir:

O que é uma balança de precisão?

A balança de precisão é um equipamento que possui sensibilidade alta, utilizada para medir a massa de líquidos e sólidos não voláteis que exigem um alto grau de exatidão.

Esse equipamento é indispensável em laboratórios gerais, afinal, diversos procedimentos precisam ter quantidades exatas de amostras.

Atualmente no mercado podemos encontrar três tipos de balança de precisão: a balança semi-analítica, a balança de precisão e a balança de precisão de alta capacidade. A diferença entre elas está na precisão de cada uma nos resultados.

A balança semi-analítica possui uma resolução maior ou igual a 0,001 g, a balança de precisão, maior ou igual a 0,01 g e a balança de precisão de alta capacidade, maior ou igual a 0,1 g.

Além das balanças de precisão, nos laboratórios também encontramos as balanças analíticas, que são balanças ainda mais precisas e que possuem resolução de 0,1 micrograma a 0,1 miligramas. Mas falaremos especificamente das balanças analíticas em outros artigos.

Por conta da sensibilidade ser alta da balança de precisão, ela deve ser utilizada em ambientes neutros e fechados. Isso porque as variações na umidade, temperatura, exposição à luz, ar e vibração podem gerar resultados diferentes na leitura.

Para que os resultados sejam os mais corretos e fiéis possíveis, é importante que a balança de precisão esteja sempre verificada e calibrada. A verificação intermediária é essencial para controlar a deriva da balança entre duas calibrações. Já a calibração em si, é essencial para garantir a confiabilidade dos resultados de medição e validar se os valores apresentados pela balança estão dentro dos requisitos de qualidade esperados.

Lembrando que a calibração deve ser feita por uma empresa capacitada e acreditada pelo Inmetro e a verificação intermediária, pode ser feita pelo próprio usuário, utilizando para isso, pesos padrão adequados e calibrados.

3 cuidados ao calibrar as balanças de precisão

Existem muitos cuidados essenciais para que a balança de precisão seja calibrada corretamente, e é preciso se atentar a eles. Confira:

Peso padrão aprovado e calibrado

Para calibrar as balanças de precisão e todas as outras, os pesos padrão são utilizados. Esses pesos são chamados assim pois para sua fabricação e comercialização, devem seguir os requisitos da portaria de aprovação de modelo Inmetro 289/21 e recomendação da OIML R 111 – Organização Internacional de Metrologia Legal.

Justamente por isso, é importante calibrar a balança de precisão com a certeza de que um material de referência, no caso o peso padrão, é um material aprovado pelo Inmetro.

Além do peso padrão ser um peso aprovado pelo Inmetro, é essencial que o mesmo também seja calibrado por um laboratório competente, acreditado pelo Inmetro em conformidade aos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Limpar os resquícios

Antes de dar início ao processo de calibração da balança de precisão, é preciso limpar todos os resquícios da balança, garantindo que o prato esteja limpo.

Feito isso, o ideal é apertar a tecla de tara ou zerar, para que a leitura no display da balança esteja zerada, evitando erros na pesagem.

Local da calibração

Outro cuidado necessário para fazer a calibração da balança de precisão da melhor forma possível é se atentar ao ambiente da calibração.

Essa calibração precisa ser feita no mesmo local onde a balança de precisão será utilizada, que geralmente são em laboratórios.

Assim, é possível garantir uma precisão maior nas pesagens, levando em consideração a umidade e temperatura, calibrando as mesmas condições de uso.

O mais recomendado é buscar por serviços de empresas especializadas na calibração de balanças de precisão, e assim, ter a garantia que a calibração foi realizada com rastreabilidade e dando credibilidade às medições.

Tão importante quanto os cuidados necessários ao calibrar balanças de precisão, é saber o que avaliar em um certificado de calibração.

A KN Waagen realiza serviços de manutenção e calibração de balanças de todos os tipos, modelos e fabricantes. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-