Calibração de balanças: veja 5 dicas para acompanhar uma calibração

calibração de balança
6 minutos para ler

A maioria das organizações hoje emprega instrumentos de medição em suas atividades de controle, para assegurar a confiabilidade metrológica dos resultados. Assim, a calibração de balanças se ressalta diante deste assunto, devido ser um dos equipamento de medição mais utilizado.

E independente de qual for a balança, seja ela uma balanças de precisão ou uma balança industrial, é preciso fazer os controles necessários para garantir resultados confiáveis na pesagem. Assim, você consegue preservar a sua organização, protegendo os consumidores, além de manter boas relações no âmbito da saúde, meio ambiente, economia e segurança.

Neste post, você vai conferir algumas dicas úteis do que é preciso para acompanhar o serviço de calibração de balanças, evitando erros e altas incertezas de medição.

Qual a importância de realizar a calibração de balanças?

Este procedimento é essencial para obter confiabilidade metrológica dos resultados apresentados pelas balanças. A calibração da balança programada com certa periodicidade aumenta esta confiabilidade na pesagem e no processo onde ela é utilizada. Desprezar esta atividade pode implicar em erros no processo e multas pelos órgãos fiscalizadores. Consequentemente, perdas financeiras.

Quais são as dicas e o que avaliar durante uma calibração de balança?

Veja algumas dicas úteis do que é preciso avaliar no momento em que uma empresa acreditada ao Inmetro realiza uma calibração

1. Peso Padrão aprovado e adequado à sua balança

Para realizar a calibração de balanças, são utilizados Pesos Padrão. Esses pesos são nomeados de padrão porque atendem aos critérios de fabricação da Portaria INMETRO n° 233, de 22 de Dezembro de 1994. Por essa razão, a calibração de balanças deve, obrigatoriamente ser feita com peso padrão que tenham aprovação de modelo do INMETRO.

Outro fator fundamental à ser avaliado, é que a calibração da balança deve ser feita com peso padrão da classe de exatidão adequada à precisão da sua balança. Certifique-se que a empresa prestadora do serviço esteja com padrões adequados para a calibração. Se achar necessário, exija o número de aprovação de modelo dos pesos e questione se a classe de exatidão é realmente adequada para determinada balança.

2. Ambiente da calibração

Outro fator importante para garantir a confiabilidade dos resultados é: executar a calibração no mesmo local em que a balança será utilizada para pesagens. Certifique se o técnico está coletando os dados referente ao ambiente (temperatura, umidade, pressão atmosférica e etc.) no início e ao final do processo de calibração. Da mesma forma, verifique se os equipamentos de medição utilizados estão calibrados.

3. Cuidados antes da calibração

Antes de começar a calibração da balança, certifique se o prato de pesagem está livre de resíduos de pesagens anteriores. Verifique se o técnico faz a limpeza da área. Pois evita interferências nos resultados e também de danificar o peso padrão utilizado. Também é importante avaliar o nivelamento das balanças e respeitar o tempo de aquecimento indicado pelo fabricante da balança. Da mesma forma, avaliar se o local está com a temperatura estabilizada, antes de começar a realizar as medições.

4. Faixa de calibração

É importante que o usuário ou responsável pela balança, defina a “faixa de calibração” com a empresa que prestará o serviço. Desta forma, a calibração pode ser feita nos pontos em que melhor atende as necessidades de controle do processo de pesagem.

Por exemplo: se em um determinado processo é utilizado uma balança de precisão, com capacidade de pesagem até 2 kg, mas a utilização desta balança é somente até 500 g. A faixa de calibração pode ser concentrada entre a carga mínima da balança e 500 g, pois é a faixa que realmente é utilizada na balança. Porém, isso só é recomendado se a balança em nenhum momento é utilizada para pesar acima de que 500 g. Pois, a calibração não foi feita considerando os pontos acima de 500 g, e os resultados de pesagem apresentados nesses pontos, não terão a confiabilidade metrológica comprovada no certificado de calibração.

5. Repetibilidade

Em uma calibração RBC, o ensaio de repetitividade ou repetibilidade, é a medição de sucessivas pesagens em uma mesma faixa. Ou seja, utilizado o mesmo peso padrão. O resultado das variações dessas medições é chamado de desvio padrão, o qual influencia diretamente o fator de abrangência “k” e que por sua vez influencia na incerteza de medição. Sendo assim, é de extrema importância que o técnico faça a coleta real dos resultados de medição deste ensaio para que os resultados da calibração seja o mais confiável possível. Certifique-se sempre se o técnico está realmente realizando as repetições das pesagens.

“Sempre desconfie de calibração RBC feita em 5 minutos”.

Quais são os prejuízos causados pela falta ou má calibração das balanças?

Imagine chegar em uma farmácia e comprar um remédio cuja descrição diz 5 mg – e depois descobrir que na verdade o remédio só tinha 3 mg. Com certeza, você não vai gostar nem um pouco, pois o efeito disso pode trazer prejuízos à sua saúde. Da mesma forma que você pode ter prejuízos graves, a indústria farmacêutica neste exemplo, também pode sofrer por esse erro.

Vamos ver a seguir alguns problemas que uma indústria pode enfrentar por não acompanhar de perto a calibração de suas balanças:

  1. Multas e interdições pelos órgãos fiscalizadores;
  2. Desperdícios de materiais;
  3. Divergência de estoque;
  4. Aumento do risco com acidentes;
  5. Perda da qualidade dos produtos;
  6. Paradas para ajuste não programadas;
  7. Retrabalhos;
  8. Não conformidades em auditorias;
  9. Redução da competitividade no mercado;
  10. Redução da credibilidade frente aos fornecedores e consumidores.

Portanto, a calibração de balanças é indispensável para qualquer empresa garantir ótimos resultados, tanto nos procedimentos, quanto nos produtos produzidos.

Em conclusão, agora que você já está por dentro do assunto, confira nosso post sobre “Quando as balanças pesam no seu bolso – Entenda a importância da aprovação de modelo de balanças pelo Inmetro”.

Você também pode gostar

2 comentários em “Calibração de balanças: veja 5 dicas para acompanhar uma calibração

Deixe um comentário

-