O que é incerteza de medição e como calculá-la?

incerteza de medição
4 minutos para ler

O que garante a qualidade das medições realizadas é a incerteza de medição. Esse critério é fundamental para estabelecer a qualidade com que são feitas essas medidas e nos dizer o quão próximas do valor esperado elas são.

Continue lendo este post e saiba mais sobre como essa metodologia pode auxiliar na avaliação dos precedimentos de medida. Boa leitura!

Definindo o que é medição

O ato de medir nada mais é do que atribuir um valor numérico a uma grandeza específica por meio de um procedimento experimental. Nesse processo, o valor encontrado é dado com base em uma comparação com um padrão conhecido, sendo, portanto, uma estimativa.

Dessa maneira, para que o resultado da medição seja fornecido na íntegra, é necessário descrevê-lo com a sua incerteza, que é a especificação da dispersão das possíveis medidas que podem ser atribuídas à quantidade encontrada.

Diferenciando incerteza de erro de medida

Antes de detalhar o que é incerteza precisamos diferenciá-la de um conceito conhecido, o erro. Erro é a variação entre o resultado da medição e o valor real da grandeza que é medida, enquanto a incerteza é o parâmetro não negativo que caracteriza a dispersão dos valores atribuídos a um mensurando, com base nas informações utilizadas. (1ª edição luso-brasileira do VIM 2012, 2.26).

Entendendo o que é erro

O erro é uma quantidade determinada pela relação Erro = Valor Medido – Valor Verdadeiro, é um desvio indicativo de problemas ocorridos durante a experimentação. Várias são as fontes de erros e é impossível eliminá-las durante os procedimentos, mas podem ser diminuídas, desde que os devidos cuidados sejam tomados. Essas fontes de erro são:

  • falta de calibração dos instrumentos;
  • condições estruturais dos materiais envolvidos no processo;
  • interação entre o dispositivo e do mensurado;
  • variáveis que não podem ser controladas.

Conhecendo o conceito de incerteza

Incerteza é uma estimativa que quantifica a confiabilidade do resultado de uma medição. Portanto, quanto maior é a incerteza de medição, menor é a confiabilidade do resultado. Supõe-se que a informação resultante do processo de medição permite apenas atribuir ao mensurando um “intervalo de valores razoáveis”. Informações adicionais relevantes podem reduzir a amplitude do intervalo de valores (diminuir a incerteza) que podem ser razoavelmente atribuídos ao mensurando. Entretanto, mesmo a medição mais refinada não pode reduzir o intervalo a um único valor, devido à quantidade finita de detalhes na definição de um mensurando.

Tipos de incerteza

Existem dois tipos de incertezas, as do Tipo A e do Tipo B. As incertezas são de tipos diferentes porque são calculadas por procedimento distinto, mas ambos são baseados em distribuição de probabilidade e os componentes de incerteza resultantes de cada tipo são quantificados por variância ou desvios padrão.

Incertezas do Tipo A

As incertezas de Tipo A são encontradas por meios estatísticos, sendo calculadas por meio do desvio padrão de várias medidas obtidas por meio de repetição. Como a melhor estimativa para o valor esperado é a média dos dados obtidos no processo, a incerteza será o desvio padrão da média.

Como exemplo, imagine um conjunto de 10 dados, com desvio padrão igual a 2,9, nesse caso o desvio padrão da média é aproximadamente 0,92. Esse dado reflete a incerteza do Tipo A associada a essas medidas.

Incertezas do Tipo B

Já as do Tipo B são encontradas de outras formas, já que não são calculadas por meios estatísticos. Isso exige uma série de conhecimentos relacionados aos instrumentos e materiais envolvidos no processo.

Essas informações são as especificações do fabricante, os certificados de calibração e outras especificidades e as incertezas que constam em manuais e outras referências.

A importância do cálculo da incerteza

Exatamente nenhum resultado de medição é completamente confiável, afinal, são vários os fatores de erro. É por isso que o cálculo da incerteza é de extrema importância para avaliar a qualidade da medição.

Assim, a quantidade determinada experimentalmente pode ser validada de forma qualitativa. É por meio desse parâmetro que é possível avaliar se um instrumento está funcionando de acordo com o previsto e se os resultados não ficarão comprometidos pelo seu uso.

A incerteza de medição é fundamental para a garantia da confiabilidade da ferramenta utilizada. É um dado que permite minimizar prejuízos.

É fundamental conhecer um pouco mais sobre a importância de instrumentos de medição. Então acesse aqui e tenha contato com mais informações sobre o assunto. Até mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-