O que é metrologia e como ela pode gerar valor?

o que é metrologia
6 minutos para ler

Muito presente tanto na indústria quanto nas atividades domésticas, a prática de mensurar um produto é fundamental para a garantia da qualidade de vários processos. Neste contexto, para quem realiza esse tipo de tarefa e visa otimizar seus procedimentos é relevante a compreensão sobre o que é metrologia, bem como seus impactos em uma linha de produção.

Deste modo, para um melhor entendimento explicaremos neste post o conceito de metrologia, a sua evolução com o passar dos anos e como que ela se relaciona diretamente com a qualidade produtiva de uma empresa. Boa leitura!

O que é metrologia?

Metrologia é a ciência que estuda as medidas, sejam elas quais forem (comprimento, peso, volume, temperatura, velocidade, tempo, pressão etc.). Desta forma, esse campo de estudo é o grande responsável por definir para a sociedade os parâmetros ideais para mensuração de todas as grandezas físicas que existem no mundo.

Em outras palavras, a metrologia é uma eficaz ferramenta para o monitoramento, controle e investigação de processos ou fenômenos físicos, sendo assim extremamente importante para a sociedade em vários aspectos (organizacional, trocas comerciais, estabelecimento de referências e entre outros).

Como surgiu a metrologia?

A metrologia surgiu com a necessidade de quantificar e medir com exatidão todas as coisas que são mensuráveis no mundo, buscando desta forma estabelecer um procedimento de medição, unidades e sistemas de medidas.

Portanto, é impossível definir uma data de surgimento dessa ciência, já que desde os povos mais antigos a prática de medir e quantificar elementos (naquela época principalmente alimentos) sempre foi utilizada, mesmo que de formas variadas e com base em referências distintas.

Evolução

Se pudermos destacar um período histórico onde a metrologia de fato se transformou e começou a alcançar um nível industrial mais aprofundado sem dúvida foi no século XVIII, durante a Revolução Industrial na Inglaterra.

Neste período já existia, por exemplo, alguns instrumentos de medição (sendo o principal o paquímetro) utilizados nas pequenas fábricas e manufaturas em geral.

Contudo, o progresso exponencial das manufaturas durante a revolução industrial influenciou consideravelmente no desenvolvimento da metrologia, até porque, processos industriais de qualidade obrigatoriamente demandam processos de medições mais eficientes.

Já na história recente, o século XX ganha destaque devido aos significativos avanços nos quesitos de aperfeiçoamento dos processos de medição (essencialmente pelo fato de estabelecer padrões de medida cada vez mais confiáveis e precisos) e instrumentos de medição mais modernos (surgimento de balanças, paquímetros e micrômetros no formato digital).

Qual a importância da metrologia para a indústria?

Muitas indústrias podem ser facilmente avaliadas (tanto em sua qualidade produtiva, quanto em relação aos aspectos de origem econômica) pela sua capacidade de mensurar seus produtos/processos. Para entendermos melhor essa análise, basta imaginar as seguintes situações:

Suponha uma empresa X que fabrica cabeçotes para um motor de locomotiva. Essa peça mecânica tem diâmetros os quais requerem uma precisão altíssima (milésimos de milímetro) para o seu correto funcionamento, caso contrário, a vida útil do motor fica consideravelmente comprometida.

Neste contexto, se a empresa X não garantir um processo de fabricação capaz de produzir um cabeçote dentro da tolerância aceitável, bem como não contar com um eficiente setor de controle de qualidade (o qual basicamente utilizará modernos instrumentos de medição para a avaliação do produto) ela jamais conseguirá oferecer para o mercado um produto de qualidade.

Imagine agora uma empresa Y que atua no ramo farmacêutico manipulando remédios em geral. É fundamental nesta ocasião que essa empresa tenha em sua linha de produção modernas balanças de precisão, para que assim não ocorram erros de medição na hora de quantificar as substâncias químicas (o que representaria em desperdícios e possíveis problemas na eficiência do remédio).

Metrologia produtiva

A metrologia produtiva é a área que se baseia na gestão de informações e tomadas de decisões a partir dos resultados obtidos em um processo de medição. Em outras palavras, ela é uma ferramenta industrial utilizada para a garantia de ações e procedimentos mais assertivos, baseados essencialmente em confiáveis dados técnicos.

Deste modo, podemos afirmar que ao adotar uma metrologia produtiva, uma empresa consegue elevar a sua produtividade por meio do uso eficaz de todas as informações geradas ao longo do processo de medição.

De que forma o uso da metrologia agrega valor na indústria?

O uso da metrologia agrega valor na indústria nos seguintes âmbitos:

  • processos de medição mais confiáveis, eficazes e compatíveis com as necessidades da empresa;
  • redução dos erros de medição, garantindo assim a qualidade do processo e produto final;
  • redução de custos, uma vez que a metrologia produtiva é capaz de contornar problemas com desperdícios e elevado tempo de produção;
  • aumento da credibilidade da empresa perante o mercado, já que os serviços e produtos disponibilizados sempre estarão conforme o padrão de excelência previamente estabelecidos;
  • aperfeiçoamento dos processos internos de controle de qualidade a partir da análise de dados técnicos mais fidedignos.

Como a metrologia deve ser encarada pela indústria?

Mesmo sendo extremamente importante para todos os ramos industriais, muitas empresas não classificam a metrologia produtiva da maneira correta, relacionando-a a gastos e custos dispensáveis.

Entretanto, essa visão além de ser ultrapassada é totalmente equivocada, já que a metrologia precisa ser encarada como um investimento, o qual é capaz de elevar a qualidade dos processos de produção e aumentar as ações assertivas no meio industrial.

Neste contexto, como exemplos de medidas que uma empresa pode adotar para a aplicação eficiente da metrologia na sua linha de produção é a compra de modernos instrumentos de medição, bem como a constante garantia da calibração de todos os equipamentos.

Portanto, após entender o que é metrologia, bem como quais são os seus reflexos na indústria, fica mais simples de perceber o quão relevante este tema é para assegurar a qualidade de processos e produtos industriais. Agregando valor à manufatura e proporcionando métodos de produção cada vez mais precisos e exatos.

O conteúdo foi interessante para você? Então deixe seu comentário no post e compartilhe conosco as suas experiências com a metrologia na indústria!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-