Por que contratar uma empresa de calibração de equipamentos?

calibração de equipamentos
7 minutos para ler

Em diferentes segmentos da indústria, aparelhos de medição são fundamentais para garantir que produtos cheguem ao mercado respeitando padrões. Essas exigências vão desde a qualidade do que é vendido até a obrigação de se respeitar a dosagem e o volume que é pago pelo consumidor. Por conta disso, a calibração de equipamentos se faz fundamental.

É comum que com o tempo um equipamento de medição, por exemplo uma balança, tenha desvios dos valores entre duas calibrações, justamente por conta do uso prolongado. Por conta disso, regularmente é necessário contratar uma empresa que preste serviços de ajustes e calibração para regular os aparelhos de medição e garantir que eles sigam os padrões adequados.

Neste post você entenderá melhor como é importante contar com os serviços de empresas especializadas no trabalho com calibração de equipamentos. Veja como esse trabalho é importante no controle de qualidade!

Qual é a importância da calibração de equipamentos?

A necessidade da calibração de equipamentos se divide em duas frentes: primeiramente, há a questão ligada às demandas do negócio em si. Cada indústria tem um nível de exigência, e equipamentos capazes de entregar resultados precisos são necessários. Há também as questões legais, ou seja, que obrigam as empresas a entregar no produto realmente o que é descrito como seu peso.

Algumas companhias também precisam lidar com a necessidade de, ao entregar sua produção a revendedores ou varejistas, garantir que o peso do produto é adequado. Do contrário, tanto o distribuidor quanto o consumidor final podem se sentir lesados. Nesse cenário, comprovar a calibração dos equipamentos de medição é uma exigência primária.

Mais do que simplesmente calibrar os aparelhos, deve-se garantir uma regularidade nesse trabalho. A questão é que é comum que, com o uso rotineiro, surjam desvios e erros que extrapolam os limites de tolerância especificada para aquele equipamento ou processo, tornando necessário uma manutenção e ajuste utilizando padrões para diminuir ou eliminar o erro, e realizar uma nova calibração para atestar a confiabilidade do equipamento.

A necessidade diante de normas regulamentadoras

Normas de gestão da qualidade, como a ISO 9001, exigem que os resultados das medições de conformidade dos produtos sejam válidos e confiáveis. Para alcançar esta validade e confiabilidade os equipamentos de medição devem ser adequadamente calibrados e mantidos operando regularmente.

Para garantir maior confiabilidade em todo o processo de medição, é comum que uma indústria passe por auditorias frequentes que avalia se os equipamentos têm rastreabilidade comprovada de suas medições e estejam operando em conformidade com as tolerâncias de cada processo.

Nesse caso, a calibração de equipamentos é uma garantia de validade e confiabilidade dos resultados de medição. Há a necessidade de manter a regularidade nessa calibração para que as atividades da empresa respeitem normas de funcionamento. Do contrário, problemas de ordens legais podem surgir.

O padrão de qualidade interno

Empresas também mantêm o seu padrão interno de qualidade, especialmente pensando em como os seus produtos vão chegar ao consumidor. Por conta disso, é comum que elas façam controles internos dos equipamentos de medição com padrões rastreáveis para manter um acompanhamento dos resultados e busquem os serviços de calibração com empresas especialistas que fornecem resultados confiáveis e sem conflitos de interesse. 

Esses padrões internos podem ser determinados, por exemplo, para evitar desperdícios de matéria-prima ou do próprio produto em si. Além disso, há também uma busca para garantir que o consumidor receba exatamente por quanto ele paga, como em alimentos e outros produtos do tipo.

Como a calibração de equipamentos pode influenciar medicamentos e afins?

A indústria farmacêutica tem responsabilidade dobrada com a garantia da medição precisa em seus equipamentos. Medicamentos precisam ser vendidos em dosagens e qualquer erro nelas pode tornar o produto prejudicial de duas formas: com uma dose menor que o indicado, o que não surte efeito, ou um excesso, o que pode causar complicações a quem ingere.

Diante desse cenário, indústrias farmacêuticas devem ter um contato mais frequente com empresas de calibração de equipamentos, em alguns casos, até mesmo tendo esses profissionais com base dentro de sua estrutura. Um bom exemplo são as companhias que trabalham com matéria-prima de altíssimo custo, em que não se admite o mínimo de desperdício.

Nesses casos, o controle da medição precisa ser 100% confiável e realizado o tempo todo, com alto nível de rigorosidade e rastreabilidade. Qualquer perda de matéria-prima, ou dosagem errada, mínima que seja, pode gerar prejuízos financeiros e de credibilidade à marca.

Por que contratar uma empresa especializada em calibração?

Contratar uma empresa de calibração de equipamentos pode ser uma grande necessidade, uma vez que elas levam qualificação e suporte técnico avançado e contam com padrões de referência mais precisos. Entenda a seguir algumas razões pelas quais contar com esses serviços pode ser um diferencial importante!

Trabalho técnico qualificado

Uma calibração para desempenho de ponta deve ser feita dentro de padrões técnicos avançados. Não basta simplesmente pesar e observar, é preciso monitorar temperatura, umidade, pressão atmosférica e realizar uma sucessão de pesagens e analisar criteriosamente os resultados.

Transparência e isenção nos resultados

Uma empresa especializada faz um trabalho isento e transparente, com foco apenas em garantir a calibração. Possíveis colaboradores destinados a essa função poderiam agir, eventualmente, sob algum tipo de pressão interna, o que seria prejudicial para as atividades da companhia.

Viabilidade econômica

Manter uma equipe especializada para a calibração pode gerar custos excessivos, o que realmente não é necessário na maior parte do tempo. De salários e encargos trabalhistas a aquisição e manutenção de padrões de referência, os valores são bem mais altos do que contratar um prestador de serviço especializado.

Direcionamento da responsabilidade

A empresa também garante que esse prestador de serviço, com sua qualificação, assuma a responsabilidade com os laudos apresentados. Qualquer problema dali em diante passa a ser uma questão direcionada à prestadora de serviços. Essa isenção é importante para um trabalho despreocupado e com a segurança de especialistas.

Como escolher a melhor empresa?

O primeiro ponto a ser analisado é a busca por um prestador de serviços renomado no mercado. A calibração de equipamentos é um trabalho altamente técnico e que requer experiência e capacitação. Isso garante que sua empresa estará dentro dos melhores parâmetros para medidas.

Ao encontrar uma empresa com essa expertise, busque se comunicar e entender como funciona o processo. É parte da contratante se envolver no processo para propor um trabalho mais profundo, conhecendo melhor o que a equipe de calibração desenvolverá no serviço prestado.

Reuniões e boas conversas ajudarão a ter um serviço mais adaptado e adequado às necessidades que a empresa tem, o que vai impactar nos resultados e garantir mais confiança em todo o processo de medição.

A calibração de equipamentos é fundamental para empresas que precisam manter o controle de qualidade e o respeito às normas técnicas de seus respectivos segmentos. Agora que você já entendeu mais sobre o assunto, está pronto para contar com especialistas!

A KN Waagen realiza serviços de assistência técnica e de calibração de equipamentos de medição. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-