Como funciona o serviço de uma empresa de calibração?

empresa de calibração
7 minutos para ler

Quem trabalha na área sabe: ter os instrumentos de medição alinhados e funcionando com exatidão é uma premissa para o setor industrial, comercial, tecnológico e científico. Qualquer não conformidade, pode gerar enormes prejuízos, invalidar ensaios e resultados e, na área da saúde e bem-estar, causar danos à população. Para evitar erros e ter equipamentos operando com confiabilidade, é necessário contar com uma boa empresa de calibração.

Em todas as áreas do conhecimento, um sistema de medição confiável confere aumento na eficiência da produção e redução de custos devido ao aproveitamento adequado dos recursos e à melhora nos produtos e serviços. Além disso, a credibilidade no sistema é fator determinante para a adequação das empresas aos critérios estabelecidos para o seu campo de atuação.

Mas como funciona uma empresa de calibração? E, principalmente, o que considerar ao escolher um fornecedor? Para auxiliar você com essa questão, elaboramos este artigo. Boa leitura!

Quais são os serviços de uma empresa de calibração?

Os equipamentos de medição são muito comuns — e absolutamente indispensáveis — em inúmeros departamentos industriais, bem como no comércio de produtos e fornecimento de serviços. Eles estão presentes na nossa vida cotidiana mais do que qualquer cidadão comum possa perceber.

Mas quem garante ao consumidor que a balança da padaria está correta ao marcar os 100 gramas de presunto que solicitou? E na indústria farmacêutica, como ter certeza de que o princípio ativo do medicamento está sendo aplicado na quantidade exata, permitida e recomendada? É, definitivamente, fora de questão trabalhar no escuro.

Além disso, as empresas simplesmente não podem negligenciar a importância da precisão nos instrumentos de medição, sob pena de perderem lotes inteiros de seus produtos que são fabricados com matéria-prima de altíssimo valor agregado. Por isso, a falta de calibração periódica causa diversos e sérios problemas.

Dependendo do setor de uso, das condições ambientais (temperatura, umidade, vibração, sujeira, oscilação na rede elétrica etc.) e da natureza dos produtos que são pesados, os equipamentos de medição podem apresentar desvios de tempos em tempos, quando comparados ao valor real de um padrão. Para eliminar esse desvio, uma empresa de calibração pode realizar testes para saber qual é a descrição matemática do erro daquele equipamento, realizando o ajuste e a calibração do instrumento.

Pelo fato de esses fatores que causam a avaria nos instrumentos serem bastante específicos, a calibração das balanças deve ser realizada no local de uso, para que essas variáveis sejam retratadas na fase de calibração. O peso é, então, colocado seis vezes na balança para verificar a reprodução dos desvios de medição. O cliente pode, ainda, solicitar que o serviço seja feito somente nas faixas de pesagem que ele necessita de acordo com o que ele mais usa, com qual produto crítico ele trabalha etc.

O mesmo não acontece quando o cliente adquire um peso, no entanto. Após um período de uso, ele deve retornar o produto à empresa de calibração para que a calibração seja realizada novamente. Isso porque, somente no laboratório especializado, o peso padrão pode ser limpo, climatizado e calibrado.

Por exigência do próprio Inmetro, as medidas são feitas com balanças ultra precisas, acondicionadas em ambientes com mesas e amortecedores especiais, controle de temperatura, umidade, e monitoração da pressão atmosférica etc.

O que considerar ao escolher um fornecedor de qualidade?

A essa altura você certamente percebeu a importância de ter seus equipamentos de medição calibrados por uma boa empresa de calibração, não é mesmo? Afinal, a qualidade do serviço prestado por ela é algo indiscutível e inegociável.

Nessa esfera, é preciso ressaltar que o laboratório de calibração seja acreditado pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) e pertencente à Rede Brasileira de Calibração (RBC). Entre essas empresas/laboratórios, procure pelo que apresentar o índice de incerteza de calibração adequado, de acordo com as suas reais necessidades.

Como coordenador de equipe e responsável pela manutenção dos instrumentos de medição, você precisa, claro, pensar no preço do serviço. No entanto, é preciso ir além e avaliar o custo-benefício do serviço prestado.

De nada adianta contratar uma empresa de calibração que tenha custos aparentemente mais em conta se você não tiver total confiança na calibração, nos prazos, na credibilidade, se você precisar contatá-los com maior frequência do que o realmente necessário ou se a empresa não solucionar os seus problemas com a rapidez que você necessita.

Além disso, procure por empresas que tenham experiência no ramo e o respaldo de outros clientes. Em suma, aconselhamos que você avalie os seguintes critérios:

·        Qualidade na prestação do serviço;

·        Agilidade na entrega dos serviços e produtos;

·        Disponibilidade e flexibilidade no atendimento ao cliente;

·        Preço justo, conforme o mercado;

·        Histórico de serviços e referências de demais clientes;

·        Experiência da empresa de calibração;

·        Respeito e adequação às normas de segurança;

·        Adequação aos critérios de exatidão da grandeza;

·        Certificações do fornecedor;

·        Sigilo de informações;

·        Tecnologias empregadas;

·        Localização da empresa fornecedora.

Quais são os diferenciais da KN Waagen?

A KN Waagen foi fundada em 1995, época em que havia carência de laboratórios certificados no Brasil, a partir de uma parceria com a Sartorius AG Alemanha — uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de balanças de alta precisão do mundo. Pioneiros no campo de certificação de calibração, fomos a primeira empresa privada no Brasil a ser acreditada pelo Inmetro como laboratório de calibração RBC na grandeza Massa.

Além do serviço de calibração de pesos e balanças, estamos entre as únicas fábricas de pesos de alta precisão do país que têm seu próprio laboratório de calibração. Isso confere rapidez nos processos e confiabilidade ao sistema, visto que toda a operação é controlada, desde a fabricação da matéria-prima até a sua finalização na calibração.

Nossos pesos padrão de referência são calibrados na Alemanha, em laboratórios integrantes ao DKD (Deutscher Kalibrierdienst – Rede Alemã de Calibração), e entram na cadeia de rastreabilidade direta ao PTB (Physikalisch-Technische Bundesanstalt – Instituto Nacional de Metrologia da Alemanha) e ao BIPM (Bureau Internacional de Pesos e Medidas) na França, onde está o protótipo internacional do quilograma.

Sobre os nossos serviços, oferecemos uma modalidade de manutenção preventiva, que promove comodidade e custo acessível ao cliente. Nesse contrato, é possível englobar as balanças (limpeza, ajuste e calibração), como também os pesos (lembrando que estes só podem ser calibrados nas dependências fixas do laboratório para calibração, segundo exigência do INMETRO). Para completar, administramos a periodicidade dos prazos de calibração, facilitando o trabalho do cliente, que não precisa se preocupar com isso e passa a ter visibilidade e previsão dos gastos anuais.

A soma desses diferenciais dá credibilidade e respaldo à KN Waagen, que se estabeleceu firmemente no mercado brasileiro como uma empresa de referência na área.

A calibração dos equipamentos de medição é crucial para a segurança na fabricação dos produtos e na prestação de serviços (independentemente do setor de atuação) e para a competitividade do negócio. Portanto, buscar uma empresa de calibração de confiança e boa reputação é tão importante quanto ter o próprio equipamento.

Nosso artigo foi esclarecedor para você? Novas dúvidas surgiram e você gostaria de ter mais informações? Entre em contato conosco para que possamos ajudar. Teremos prazer em atendê-lo!

Você também pode gostar

1 comentário em “Como funciona o serviço de uma empresa de calibração?

Deixe um comentário

-