Controle de qualidade: como uma balança de precisão pode te ajudar?

5 minutos para ler

A balança de precisão é um equipamento muito utilizado para fazer medições de massas de objetos leves, normalmente entre 500 g a 5kg.. É muito utilizada por oferecer um resultado bem preciso quando comparado a outros modelos de balanças.

Esse tipo de balança é comum de ser encontrada em laboratórios, principalmente para pesar substâncias que são utilizadas em misturas.

Essas balanças de precisão são essenciais para o controle de qualidade de uma empresa, mas é importante que esteja em conformidade com as portarias de aprovação de modelo do INMETRO e também seja constantemente verificada e calibrada para garantir a confiança nas pesagens realizadas.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre as especificações dessa balança e como ela pode te ajudar, confira a seguir:

Balança de precisão e suas especificações

As balanças de precisão, são capazes de medir pesos entre 200 g a 300 kg e são divididas em três tipos de balança de precisão, sendo:

  • Balança semianalítica: possui a resolução (menor divisão) maior ou igual a 0,001 g (3 casas decimais) com capacidades variando entre 200 a 600 g;
  • Balança de precisão: possui a resolução (menor divisão) maior ou igual a 0,01 g (2 casas decimais) com capacidades variando entre 1 kg a 6 kg;
  • Balança de precisão de alta capacidade: possui a resolução (menor divisão) maior ou igual a 0,1 g (1 casa decimal) com capacidades variando entre 8 kg a 300 kg.

Essas balanças são usadas para medir pequenas amostras, oferecendo um resultado rápido e exato, determinando o peso dos itens medidos como material particulado.

Essas balanças são perfeitas para serem usadas no controle de qualidade por conta disso, mas, por também serem menos sensíveis às mudanças de temperatura e de umidade, elas não precisam, necessariamente, de uma sala controlada para ser utilizada, o que traz mais flexibilidade para o uso deste tipo de balança em vários ambientes. Desde que, o ambiente não seja tão hostil, com alta variação de temperatura, umidade, vibração e correntes de ar.

Muitos modelos possuem uma resposta rápida e muita estabilidade, além da durabilidade ser excelente para a empresa. É muito utilizada por laboratórios e controle de qualidade de indústria química, farmacêutica, alimentícia e até em instituições de ensino.

Elas funcionam para oferecer um controle estatístico de qualidade, pesagem dinâmica, pesagem simples, preparação de amostra, pesagem e formulação por intervalo.

O que pode influenciar o uso da balança de precisão na prática?

Existem alguns fatores que podem influenciar o uso da balança, principalmente na hora da pesagem, pois o equipamento possui uma sensibilidade, mesmo que menor, e por isso, alguns aspectos do ambiente podem contribuir para uma leitura errada.

Para que isso não aconteça, é importante observar:

Ambiente de utilização

balança de precisão precisa ser usada em um ambiente fechado, para que não haja variação de temperatura, umidade, deslocamento de ar ou vibração.

Checagem intermediária

A checagem ou intermediária nas balanças é um procedimento essencial para controlar a deriva no intervalo entre duas calibrações e avaliar se as características da balança não se modificaram significativamente desde a última calibração e, portanto, se os certificados de calibração permanecem válidos.

Calibração

Outro ponto importante de se atentar para que a balança não ofereça um resultado errado é a calibração dela.

A calibração é importante para detectar alguns erros durante a pesagem, fazendo com que sejam corrigidos o quanto antes.

Com a calibração do instrumento de medição, é possível identificar se o mesmo está apto para utilização em um processo de controle, verificando se os resultados apresentados estão dentro de um critério de aceitação. Isso assegura a qualidade dos produtos fornecidos e a precisão e exatidão dos resultados.

Pesagem da maneira correta

Utilizar a balança de precisão é bem simples, mas é importante ter muito cuidado ao operar esse equipamento. Antes de utilizar, verifique se a balança está nivelada e, assim que a carga for colocada sobre o prato da balança, evite arrastar o equipamento.

É válido lembrar que, caso haja impacto no prato, a balança de precisão pode ter a sua vida útil comprometida, e a célula de carga ou bloco eletromagnético pode ser danificada de forma permanente.

Outros cuidados necessários são: sempre manter o equipamento limpo, centralizar o objeto a ser pesado no meio do prato, pesar os objetos em temperatura ambiente e evitar mudar a balança de lugar.

Caso não seja possível, nunca deixe de nivelar a balança de precisão e faça o ajuste antes de usá-la novamente.

Esse equipamento é essencial para ajudar no controle de qualidade de indústrias, garantindo uma confiabilidade maior sobre as medições e evitando erros e prejuízos.

Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse o site e entre em contato com um de nossos vendedores!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-