Balança industrial: conheça os tipos e suas diferenças

9 minutos para ler

As balanças industriais são equipamentos existentes há muito tempo com o fim de medir a massa dos objetos. À medida que o tempo passa, esses equipamentos tendem a evoluir para melhor, isto é, se atualizando de acordo com as necessidades do mercado atual.

No meio industrial, as balanças tornaram-se indispensáveis para uma pesagem rápida e prática, facilitando todo o trabalho industrial.

Deste modo, usando uma balança industrial, é garantido ao cliente final, produtos com a garantia do peso correto, o que consequentemente evita muitos prejuízos.

Então, continue com a leitura deste artigo para conhecer quais são os tipos de balanças industriais e as suas diferenças.

O que são as balanças industriais?

As balanças industriais podem ser definidas como um tipo de balança para pesagem de alta capacidade com velocidade e precisão, ao mesmo tempo que garante alta resistência e durabilidade. 

São projetadas para serem utilizadas em diversas aplicações na indústria, possuem proteções contra sobrecarga e impactos, além de poderem ser utilizadas em ambientes com muita sujeira, umidade e variação de temperatura. 

As balanças industriais são essenciais para diversos segmentos da indústria, como: farmacêutico, alimentício, químico, entre outros. E dentro de uma indústria, as balanças industriais são igualmente essenciais nos setores como: recebimento, almoxarifado, pesagem, produção, embalagem, expedição.  

Qual a importância de uma balança industrial?

No setor industrial a balança deve corresponder às necessidades daquele ambiente. A área industrial pode ser considerada uma área mais agressiva, mais robusta e que exige alta produtividade. Por isso uma balança industrial é necessária para que os produtos possam ser pesados com precisão e velocidade. 

Quando uma balança industrial não está bem dimensionada para a aplicação que será utilizada, a empresa pode ter problemas e prejuízos como: quebra constante, alto gasto com manutenção, baixa de produtividade, medições imprecisas, multas de fiscalização, entre outros.

Por outro lado, quando a balança industrial é adequada ao processo que será utilizada, ela pode  trazer diversos benefícios para a indústria, como:

  • Redução de custos com manutenção;
  • Redução de desperdício de materiais;
  • Maior controle de produção;
  • Aumento da produtividade;
  • Medições precisas e confiáveis.

Para escolher o tipo de balança industrial que atende a necessidade do que você precisa pesar, é muito importante levar em consideração as especificações de cada balança, como a capacidade máxima, dimensões do produto, material de fabricação, necessidade de comunicação com periféricos, etc. Com isso, você consegue garantir mais confiança dentro da linha de produção.

Conheça alguns tipos de balanças industriais e suas diferenças

No mercado existem diversos tipos de balanças industriais, e cada uma delas possui sua especificidade.

A seguir, veremos alguns tipos de balanças industriais disponíveis no mercado bem como sua especificidade.

Balança industrial de alta precisão

A balança industrial de alta precisão tem a precisão de uma balança de laboratório, com a robustez de uma balança industrial. 

São construídas para proporcionar maior estabilidade e precisão na pesagem. Possuem sistemas de proteção contra impactos e sobrecargas que garantem maior durabilidade. 

Estas balanças são perfeitas para uso em laboratórios e aplicações industriais de controle de qualidade ou em processos mais críticos onde se espera maior precisão de pesagem e/ou contagem de peças de pequena massa. 

Balanças de bancada

As balanças industriais de bancada, aliam alta robustez à um desempenho altamente confiável. 

São construídas com uma célula de carga central e cinco batentes que proporcionam maior resistência contra impactos e sobrecargas e garantem maior durabilidade, com custo baixo de manutenção. 

Oferecem também, filtros digitais que garantem pesagens rápidas e confiáveis em ambientes sujeitos a instabilidades. 

Podem ser utilizadas em bancadas como o próprio nome diz, mas também são muito utilizadas no piso com ou sem coluna. 

Balanças de piso

Esse tipo de balança, foram projetadas para maior eficiência e rapidez diante das demandas que o mercado pede, que não são nada modestas.

As balanças de piso são construídas com componentes estruturais reforçados de aço carbono ou aço inoxidável para resistir aos altos impactos e desgastes. Possuem 4 células de carga unidas por uma placa de junção e fixadas em 4 pés articulados que têm a função de nivelar a plataforma com o piso da indústria, ao mesmo tempo que, por ter articulação, evita danos na célula de carga em eventuais impactos laterais.

Cargas mais densas, de grande volume são facilmente pesadas neste tipo de balança de maneira ágil e com bastante precisão.

E por incrível que pareça, apesar de ser uma balança bem robusta, ela é bem econômica, quando o assunto é gasto de energia. Além disso, a manutenção desta máquina é de baixo custo.

Balança de piso com sistema oscilante de esferas para absorção de impactos 

A balança de piso com sistema oscilante de esferas, assim como a balança de piso comum, é muito utilizada no processo produtivo da indústria. 

Suas características construtivas são semelhantes à balança de piso com a diferença que está, ao invés dos pés articulados, possui um estrutura superior (plataforma) e estrutura inferior (contramarco) com um sistema oscilante composto de 8 castanhas e 4 esferas, ambas em aço temperado. Esse sistema de oscilação tem a função de dar mais grau de liberdade para a balança, trazendo muito mais resistência contra impactos laterais e verticais.

Por ser uma balança ideal para pesagem de cargas volumosas, também possui o sistema de fixação e limitador de movimento, que permite que a plataforma seja chumbada no piso ou no fundo de um fosso. Desta forma, evita que a balança seja arrastada, garantindo pesagens precisas, maior estabilidade, resistência e durabilidade. 

As balanças industriais de piso são perfeitas para pesagem de cargas verticais e laterais com grande esforço, como: pesagem de bobinas, paleteiras, carrinhos, empilhadeiras e etc… Podem ser instaladas embutidas (fosso) ou sobre o piso com ou sem rampa de acesso.

Balança lava rápido

A balança lava rápido é uma balança de piso com uma tampa basculante que facilita a sua lavagem. Foram especialmente projetadas para pesagem em ambientes agressivos ou produtos com alto grau de contaminação, onde se faz necessário a lavagem do equipamento após sua utilização, como algumas aplicações dos segmentos: alimentício, químico, farmacêutico, frigoríficos e hospitais. 

São construídas em aço inoxidável e sistema basculante com 02 braços telescópicos que facilitam a abertura da chapa superior para a higienização completa da balança. Possuem 04 células de carga que garantem sobrecarga de até 150% da capacidade e pés articulados com sistema de oscilação esférica que garantem maior estabilidade, resistência e durabilidade ao equipamento.

As balanças lava rápido podem ser instaladas embutidas ou sobre o piso, com ou sem rampa de acesso.

Balança de palete

As balanças de palete foram desenvolvidas para pesagem de paletes como o próprio nome sugere. 

São construídas em formato “U” em aço carbono com pintura eletrostática de alta resistência ou totalmente em aço inoxidável para áreas limpas. Além de conter rodízios e alças para facilitar o transporte da balança até o local de uso

Com capacidade de pesagem de 500 kg a 3.000 kg e tamanhos de 80 x 120 cm, 100 x 120 cm e 120 x 150 cm, essas balanças são perfeitas para pesagem de paletes carregados por paleteiras e empilhadeiras.

Balança portátil

A balança portátil alia flexibilidade a um desempenho altamente confiável. 

São ideais para a conferência de mercadorias, nas áreas de recebimento, expedição, estoque, produção e etc. Além da conferência do peso, também pode ser utilizada para a contagem de peças.

São construídas com uma célula de carga central e cinco batentes, que proporcionam maior resistência contra impactos e sobrecargas e com quatro rodízios que permitem a portabilidade da balança em diversas áreas da empresa. 

Além da robustez e portabilidade, a balança portátil oferece filtros digitais que garantem pesagens rápidas e confiáveis, mesmo em ambientes sujeitos a instabilidades.

Quais as vantagens da balança industrial?

Como vimos dizendo, as balanças industriais são ideais para pesagens mais severas e pesadas, por isso são altamente resistentes.

Além de sua precisão na hora de informar a pesagem dos produtos, as balanças industriais podem junto com impressoras imprimir todas as informações obtidas em etiquetas, o que torna o controle de carga muito mais organizado e consequentemente mais fácil de lidar.

Outro ponto bastante interessante é que as balanças industriais podem ser fabricadas sob medida, para atender da melhor maneira possível as necessidades industriais.

As balanças industriais são sempre criadas com materiais e elementos estruturais da mais alta qualidade proporcionando um instrumento de alta resistência e durabilidade. No entanto, mesmo que possua algum problema, ela possui garantia para a melhor segurança do cliente. Com isso, evita-se prejuízos, caso a balança industrial venha apresentar algum tipo de defeito.

Essas são apenas algumas vantagens oferecidas pela balança industrial.

Conclusão

Neste artigo você pode conhecer um pouco mais sobre a balança industrial. Aqui você viu alguns tipos de balanças industriais existentes no mercado, quais as suas diferenças. Também esclarecemos algumas dúvidas que geralmente se tem quando o assunto é balança para indústrias.

As balanças industriais, são instrumentos de altíssima qualidade, o que a torna durável e perfeita para o trabalho severo das indústrias. Elas tornam todo o processo mais fácil e ao mesmo tempo ágil aumentando a produtividade deste setor.

Garanta processos de pesagens precisos e confiáveis para a sua empresa. Nós somos fabricantes de balanças e equipamentos de alta precisão qualidade e confiabilidade. Venha conhecer nossos produtos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-