Como prolongar a vida útil do peso padrão para balanças?

10 minutos para ler

O peso padrão é um material de referência utilizado para verificação, calibração e ajustes em balanças e sistemas de pesagem. São fundamentais em termos de controle de qualidade para garantir a rastreabilidade dos processos e conformidade com sistemas de gestão da qualidade. 

O peso padrão é regulamentado pelo Inmetro através da Portaria nº 289, de 5 de julho de 2021, que revoga a Portaria nº 233, de 22 de dezembro de 1994.

Neste artigo vamos trazer algumas dicas para prolongar a vida útil do peso padrão para balanças e outras informações muito úteis.

Confira!

O que é peso padrão?

O peso padrão é uma medida materializada de massa regulamentada em suas características de construção e metrológicas. Ou seja, como sugerido pelo próprio nome, serve como um peso referencial, uma medida padrão. São utilizados em ambientes industriais e laboratoriais para ajustar, calibrar e realizar a verificação periódica nas balanças. 

Os pesos padrão cumprem as exigências técnicas e metrológicas da portaria Inmetro n° 289/21 (antiga 233/94) e da recomendação R111 da OIML, em termos de rugosidade, magnetização, massa específica, forma, marcação, etc. São classificados em 7 classes de exatidão, sendo: E1, E2, F1, F2, M1, M2 e M3. Cada classe de exatidão tem características diferentes uma das outras e determina os parâmetros máximos de erros permitidos, como veremos em seguida.

Apesar do peso padrão ser um material de alta qualidade com alto desempenho metrológico, ainda assim, como qualquer outro equipamento, essa peça é suscetível aos desgastes. No entanto, com um bom uso do peso padrão e seus devidos cuidados é possível prolongar sua vida útil, falaremos disso mais para frente.

Veja as diferentes classes de exatidão de peso padrão para balanças

Para cada tipo de balança, existe uma classe de peso padrão adequada para sua utilização. Diante desta necessidade de variação, o Inmetro, através da portaria 289/21, classifica os pesos em 7 classes de exatidão (E1, E2, F1, F2, M1, M2 e M3.), sendo o E1 o peso mais preciso e o M3 o menos preciso. As classes de exatidão foram definidas por 8 critérios de construção e metrológicos, como: forma, aspecto construtivo, material utilizado, massa específica, rugosidade, tipo de ajuste, marcação, erro máximos admissíveis. 

Hoje vamos falar das diferenças construtivas e de aplicação das classes E1, E2, F1 e M1. Não falaremos dos pesos da classe M2 e M3, pois estão praticamente extintos, substituídos pelo M1.

Peso Padrão E1 e E2:

Os pesos padrão da classe E1 e E2 são fabricados em aço inoxidável de permeabilidade magnética extremamente baixa para não interferir no sensor de peso de compensação de força eletromagnética da balança e construídos de forma inteiriça (peça única) para não sofrer interferência da força gravitacional, garantindo uma alta estabilidade e confiabilidade na pesagem de balanças de alta precisão. Os pesos E1 e E2 são extremamente polidos para evitar qualquer deposição de substâncias em sua superfície. Podem ser fornecidos individualmente ou em conjunto em estojos e caixas de madeira ou plástico.

Aplicação do peso padrão E1:

  • Calibração de pesos da classe E2
  • Calibração de balança com número de divisões superior a 1.000.000 e resolução entre 0,1 mg e 0,01 mg
  • Calibração de balanças da classe I
  • Verificação periódica de balanças da classe I

Aplicação do peso padrão E2:

  • Calibração de pesos da classe F1
  • Calibração de balança com número de divisões superior a 100.000 e resolução entre 0,1 mg e 0,01 mg
  • Calibração de balanças da classe I e II
  • Verificação periódica de balanças classe I

Peso Padrão F1:

Os pesos padrão da classe F1 são fabricados em aço inoxidável de permeabilidade magnética extremamente baixa, resistência à corrosão e acabamento altamente polido que evita qualquer deposição de substâncias em sua superfície. Para os pesos padrão com valor nominal igual ou superior a 50 g, são fabricados com câmara de ajuste que permite a sua recuperação/manutenção, caso o valor de sua massa fique fora das tolerâncias de erro máximo admissível.

Aplicação do peso padrão F1:

  • Calibração de pesos da classe F2
  • Calibração de balança da classe II com número de divisões superior a 30.000 e resolução entre 0,01 g e 0,001 g
  • Verificação periódica de balanças classe I e II

Peso Padrão M1:

Os pesos da classe M1 são fabricados em aço inoxidável de boa estabilidade e resistência à corrosão ou em ferro fundido cinzento para os pesos com valor nominal igual ou superior a 5 kg no formato paralelepípedico (formato U). Os pesos M1 são fabricados com câmara de ajuste que permite a recuperação caso o valor de sua massa fique fora das tolerâncias de erro máximo admissível para esta classe de exatidão. Podem ser fornecidos individualmente ou em conjunto em estojos e caixas de madeira ou plástico.

Aplicação do peso padrão M1:

  • Calibração de balança da classe III e IIII com número de divisões até 10.000
  • Verificação periódica de balanças classe III e IIII

A maior dificuldade de alguém que precisa fazer o controle das balanças da sua empresa, é exatamente definir o peso padrão adequado para cada tipo de balança. Por isso, apesar de já ter deixado acima a aplicação de cada classe de exatidão, sugerimos que leia o artigo: aprenda como definir o peso padrão para balança corretamente, onde explicamos os dois métodos possíveis que são: 1) tabela de erros máximos permitidos e 2) cálculo do número de divisões ou incrementos da balança.

Agora que  já conhecemos o que é peso padrão e quais as suas classes de exatidão, vamos ver as boas práticas para prolongar a vida útil do peso padrão para balanças.

Cuidados para prolongar a vida útil do peso padrão para balanças

A preservação do peso padrão é essencial para garantir a confiança e comprovar a rastreabilidade da medição feita na balança.

A tendência é que quanto mais o peso padrão é utilizado, maior será o desgaste e consequentemente, maior é a incerteza de sua exatidão. Portanto, boas práticas de pesagem e cuidados para prolongar a vida útil do peso padrão são essenciais e capaz de:

  • Evitar que o erro do peso padrão aumente e fique fora da sua tolerância;
  • Evitar gastos com aquisição de um peso novo para substituir o peso que não foi preservado; 
  • Evitar a calibração ou ajuste antecipado;
  • Evitar baixa na produtividade da equipe por não ter o padrão para o controle diário das balanças;
  • Evitar medições imprecisas ou até mesmo erros de pesagem. 

A prevenção é capaz de diminuir consideravelmente as possibilidades de prejuízos para a sua empresa. Portanto, confira abaixo alguns cuidados necessários que devem ser tomados com os pesos padrão:

Armazene o peso padrão em estojos próprios

Deve-se evitar que os pesos padrões fiquem expostos em ambientes com temperaturas variadas sujeira, pó, umidade, produtos corrosivos, etc. Por isso, o ideal é que os pesos padrões sejam armazenados em estojos próprios, assim é possível manter uma temperatura regulada e também umidade.

Deste modo conserva-se por maior tempo o peso padrão, o que evita que o material sofra corrosão e todo o tipo de prejuízo que possa advir do ambiente externo.

Evite sujar o peso padrão

Para isso, sempre que for utilizar os presos, lembre-se de limpar o prato da balança, de modo que o peso padrão não fique sujo. 

Use os acessórios próprios para manuseios do peso padrão

O uso de acessórios adequados é importantíssimo para a conservação dos pesos padrão. Eles evitam que eles se estraguem que arranhem ou coisas do tipo.

Então, devem ser usados acessórios como:

  • Luvas;
  • Pinças;
  • Manuseadores.

Não permita que o peso padrão se arraste nos receptores de carga da balança

É muito importante ter esse cuidado em mente na hora de manusear o peso padrão, porque este atrito com os receptores de carga (prato da balança) pode fazer com que material seja removido, fazendo com que o peso padrão fique fora da classe de exatidão exigida.

Não empilhe os pesos padrão

Deixar os pesos padrão empilhados pode fazer com que haja queda com muita facilidade. Por isso, evite empilhá-los para não ter de calibrá-lo novamente ou pior: ter o padrão completamente danificado.

Use utensílios adequados para a limpeza dos pesos padrão

Para a limpeza dos pesos padrão nunca devem ser usados produtos abrasivos ou químicos. Para este fim, pode ser utilizado pincéis e também o KN Limp, uma solução especial desenvolvida para limpeza de peso padrão.

Tenha disciplina quanto à calibração periódica

A calibração periódica do peso padrão é essencial para garantir a confiança e rastreabilidade da medição feita na balança.

Vamos supor que você utilize um peso padrão que não foi calibrado para controlar uma balança. Como você pode confiar se o equipamento está pesando corretamente se não sabe qual a verdadeira massa do peso padrão utilizado?

O principal fator para determinar a periodicidade de calibração de peso padrão, é a frequência de uso, em dias de utilização. Portanto, se um peso padrão é utilizado diariamente, sua periodicidade de calibração deve ser maior do que o peso que é utilizado esporadicamente.

Quando o assunto é calibração de peso padrão e calibração de massas diversas, a KN Waagen é a referência e maior autoridade no Brasil para te ajudar. Consulte nossos serviços do laboratório de calibração.

Por fim, os pesos padrão são ferramentas que precisam ter cuidados específicos para que a sua vida útil seja prolongada. 

Neste artigo, você pôde conferir quais os principais cuidados a se tomar para este fim. Além disso, trouxemos também outras informações que podem ser muito úteis para quem já tem ou deseja adquirir um.

Garanta processos de pesagem precisos e confiáveis para a sua empresa ou indústria. Entre em contato conosco! Somos fabricantes de balanças e equipamentos de alta precisão, qualidade e confiabilidade.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-