Entenda o papel da metrologia na área da saúde!

metrologia na área da saúde
3 minutos para ler

A metrologia é a ciência que estuda e permite realizar medições de maneira assertiva, e é muito utilizada em diversos segmentos da economia. A metrologia na área da saúde, no entanto, tem uma importância ainda maior, pois ela garante que os instrumentos de medição estão mostrando resultados de acordo com a realidade.

A metrologia está diretamente ligada com a calibração dos equipamentos, evitando erros de medição que podem afetar diagnósticos e tratamentos médicos. Se você quer saber mais sobre os impactos da metrologia na área da saúde, continue a leitura deste artigo que preparamos para você!

Como surgiu a metrologia?

O termo metrologia tem origem do grego “metron” e “logos”, que significa o estudo da medida. A necessidade de medir e quantificar as coisas influenciou a criação de procedimentos de medição e suas respectivas unidades, o que era feito de formas diferentes em cada país ou região.

Para facilitar a medição e o registro de mercadorias entre países, foram criados os padrões metrológicos, que evoluíram ao longo do tempo até chegar ao que são nos dias de hoje. Eles são muito importantes em qualquer setor da economia, em especial na saúde, pois muitos instrumentos e aparelhos determinam o estado da saúde de um paciente por meio de medições de peso, pressão, temperatura etc.

Outro conceito importante para a metrologia na área da saúde é a calibração. Calibrar um equipamento significa comparar os valores resultantes de uma medição e os indicados por instrumentos padrão. Essa prática permite reduzir as variações de medidas, previne erros e compatibiliza as medições.

A calibração é feita utilizando padrões de referência específicos, os chamados pesos padrão, no caso de balanças de precisão, e deve sempre ser realizada por empresas e profissionais capacitados. A calibração de outros instrumentos, como o esfigmomanômetro, é mais delicada e utiliza aparelhos próprios para este fim.

Quais são os principais impactos da metrologia na área da saúde?

Um dos principais benefícios da metrologia para a saúde é garantir a confiabilidade dos instrumentos. Com o constante avanço da tecnologia, muitos diagnósticos são baseados em aparelhos e instrumentos modernos, e os resultados oferecidos por eles vão, em conjunto com as análises dos médicos, determinar o estado de saúde do paciente e quais são os próximos passos no diagnóstico e tratamento de uma doença.

Para garantir que essas medições sejam condizentes com a realidade, é importante submeter os instrumentos a avaliações metrológicas adequadas, assegurando os procedimentos que serão realizados.

Outro impacto importante da metrologia na área da saúde é no desenvolvimento de medicamentos e tratamentos. A pesagem dos componentes deve ser precisa, pois proporções erradas vão gerar medicamentos que podem não funcionar. Por esse motivo, a validação dos processos e a calibração são fundamentais, minimizando esses riscos.

Como você viu neste artigo, a metrologia na área da saúde aumenta a confiabilidade dos equipamentos tanto da indústria como de hospitais, promovendo medicamentos, diagnósticos e tratamentos confiáveis para os pacientes.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a metrologia e seus benefícios, deixe um comentário para que possamos lhe ajudar!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-