Por que a KN Waagen é sua melhor opção para balanças e pesos-padrão?

kn waagen
7 minutos para ler

A qualidade da balança de precisão é fundamental para garantir bons resultados na produção. A falta de cuidado na hora da escolha pode afetar os processos de forma negativa, algo que toda empresa deve evitar. Nesse sentido, contar com o suporte da KN Waagen, que é referência no assunto, é um diferencial enorme.

Criamos este artigo para mostrar qual é o impacto de equipamentos como as balanças de precisão e o peso padrão no dia a dia de uma empresa. Conheça a história da KN Waagen nesse mercado, os produtos e serviços que ela oferece e os benefícios que só quem é especialista no ramo pode oferecer.

A importância de contar com boas balanças e pesos-padrão

Balanças são instrumentos relativamente fáceis de encontrar e comprar. O funcionamento varia de acordo com o objetivo e, consequentemente, elas são adotadas em empresas de todos os tipos e setores. Entretanto, o uso industrial traz consigo uma característica particular em relação ao doméstico: a importância da precisão e da confiabilidade do instrumento.

Em setores como o farmacêutico e o químico, por exemplo, o uso da balança interfere na própria composição final das substâncias. Isso significa diretamente qualidade e eficiência nos processos produtivos. Afinal, se a balança apresenta algum desvio, o resultado pode ser catastrófico.

No mínimo, a balança não oferece a devida confiança. Para piorar, ela pode gerar desperdícios ou mesmo falhas que afetam os produtos finais. Nesse sentido, a calibração desempenha um papel fundamental na garantia da qualidade do equipamento.

Porém, ela também deve ser confiável, algo que depende da capacidade técnica de quem realiza e, principalmente, do peso padrão. Não é à toa que existem mecanismos nacionais e internacionais de certificação para bons fabricantes e fornecedores desses instrumentos — e é nesse ponto que reside um dos diferenciais da KN Waagen.

A história da KN Waagen

Fundada em 1995, a KN Waagen já nasceu oferecendo um serviço de ponta no segmento, graças a uma parceria com a Sartorius AG Alemanha, uma das maiores fabricantes de balanças de precisão de todo o mundo. Já em 1997, a KN Waagen se tornou a primeira empresa privada do Brasil a ser acreditada pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro), de acordo com os requisitos da norma ISO/IEC 17025 para calibração de Massa (Balanças e Peso Padrão).

Um dos motivos do sucesso nesse mercado é a preocupação com a metrologia e os sistemas de qualidade desse tipo de serviço, algo que pode ser notado já no nascimento da organização. Isso fez com que a KN Waagen se tornasse uma referência no quesito qualitativo, ganhando destaque nos processos de calibração de peso padrão e balanças de precisão.

As normas específicas que certificam esse trabalho são bem rigorosas. Atendendo as recomendações e implementando o sistema de gestão de qualidade exigido, a KN Waagen se posiciona no topo do mercado brasileiro — tanto em relação aos produtos fabricados, quanto aos serviços de calibração e manutenção.

Vale destacar, por exemplo, que estamos falando da única fabricante de peso padrão da classe E1 no Brasil — o peso padrão de maior exatidão do mercado.

O que a KN Waagen pode proporcionar para sua empresa

Para começar, a KN Waagen iniciou a fabricação, em território brasileiro, de instrumentos que antes precisavam ser importados — o que significava um custo bem mais alto. Alguns dos principais tipos de balanças são:

  • balança de precisão;
  • balança industrial de alta precisão;
  • balança de tinta;
  • balança de bancada;
  • balança contadora;
  • balança à prova d’água;
  • balança com rampa;
  • balança de plataforma;
  • balança antropométrica;
  • balança hospitalar;
  • entre outras.

Vale destacar que são balanças de precisão mesmo no caso das versões industriais, algo crucial para quem trabalha com grandes medidas e quer excelência na pesagem. Somado a isso, a KN Waagen produz peso padrão de 1 mg a 3.000 kg, com garantia de qualidade das normas para todas as classes (E1, E2, F1, F2, M1, M2 e M3) e vendido individualmente ou em conjunto.

Para complementar, você conta com uma linha de serviços e assistência técnica especializados. A KN Waagen executa a calibração de balanças e de peso padrão, que também deve passar por esse procedimento. Os serviços são feitos de modo que toda a rastreabilidade metrológica seja comprovada.

Além disso, para te ajudar a prolongar a vida útil de seus equipamentos, a KN Waagen tem grande know-how na manutenção preventiva dos mais variados tipos, modelos e fabricantes de balanças.

Os 4 maiores benefícios da parceria com a KN Waagen

Com especialistas trabalhando a seu favor, não é preciso ressaltar o impacto positivo que você gera na qualidade do serviço. Entretanto, existem ainda outros fatores que fazem da KN Waagen a melhor parceria possível para quem quer excelência no uso desses instrumentos de medição e calibração.

1. Garantia respaldada por órgãos regulamentadores

A KN Waagen tem as certificações que podem ser checadas junto ao Inmetro ou ao órgão regulamentador em questão. Não se trata de uma garantia qualquer, mas de um processo que assegura um trabalho de reconhecimento internacional.

Vale destacar que empresas de setores como o farmacêutico só podem operar em lugares como a Europa e os Estados Unidos se demonstrarem que seus processos atendem a requisitos como por exemplo, o critério USP em balanças. Nesse sentido, a única forma de acessar esses mercados é submetendo as balanças a um procedimento controlado e certificado, como o da KN Waagen.

2. Agilidade

As normas internacionais especificam como a calibração deve ser feita e, dentro desse critério, o trabalho da KN Waagen é bastante ágil. Uma calibração de peso padrão, por exemplo, exige uma balança de altíssima precisão, ambiente climatizado, corpo técnico capacitado etc. Por isso, o trabalho é feito na própria KN Waagen e, ainda assim, tem prazo médio de sete dias — podendo até ser mais rápido, dependendo do peso.

A calibração de balanças, por sua vez, pode ser realizada in loco, na sua empresa. O processo pode ser agendado para atender ao seu cronograma de paradas.

3. Baixa manutenção corretiva

As balanças oferecidas pela KN Waagen são robustas, o que resulta em um baixo nível de manutenção corretiva. Elas são projetadas especificamente para aguentar as condições próprias de uma produção industrial.

Vale destacar que são equipamentos robustos, mas ainda assim de precisão. É possível encontrar em outros fornecedores diversas balanças para grandes medidas, mas sem a mesma precisão que as balanças da KN Waagen. Para complementar, a KN Waagen consegue conduzir massas de configuração diferenciadas para os pesos-padrão destinados à indústria, o que permite a execução de ensaios especiais na rotina da produção.

4. Atendimento personalizado

A KN Waagen conta sempre com uma equipe à disposição para atender às demandas dos seus clientes. Seja a calibração de balanças na indústria, seja a busca de pesos para calibração na KN Waagen, os técnicos estão sempre à disposição.

Vale destacar que esse atendimento varia de acordo com as necessidades de cada empresa. Ele pode ser mais ou menos frequente, de acordo com a quantidade de instrumentos e o intervalo adequado de visitas.

Como você pode ver, estamos falando de um trabalho baseado em normas internacionais de qualidade, com excelência na fabricação e nos serviços. Por isso, quando pensar em balanças de precisão, peso padrão e calibração, procure a KN Waagen! Estamos prontos para ajudar sua empresa!

Se quer conhecer melhor nosso serviço, entre em contato conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-