Por que a verificação intermediária de balanças é tão importante?

verificação intermediária de balanças
4 minutos para ler

Em qualquer ramo do mercado que se trabalhe com uma balança, é necessário que esse equipamento tenha um bom desempenho, afinal de contas, uma balança irregular traz muitos prejuízos para uma empresa. Portanto, é importante uma verificação intermediária de balanças.

Se você não sabe muito bem como realizar esse procedimento, continue por aqui e veja informações muito importantes, que podem te ajudar bastante no momento de verificar a sua balança, bem como conhecer a importância desse processo. Vamos lá?

Afinal, o que é uma verificação intermediária de balanças?

A verificação intermediária de balanças muitas vezes é confundida com calibração, porém são processos diferentes, em que um precisa do outro para o bom funcionamento do equipamento. Essa verificação é realizada com base na comparação da balança com um peso padrão, que tenha um erro máximo permitido pelo menos 3 vezes menor que a resolução da balança.

A verificação intermediária deve ser feita periodicamente. Esse período é definido com base na funcionalidade da balança na empresa. Levando em consideração a quantidade de pesagens, meio ambiente onde o equipamento está inserido, o tipo de material pesado, usuários, dentre outros.

Essa verificação tem como principal objetivo conhecer e controlar a deriva das balanças no período entre duas calibrações. A verificação intermediária é muito importante para uma garantia do bom funcionamento da balança, bem como a confiabilidade das medições que forem realizadas durante a pesagem.

Como fazer a verificação intermediária de balanças?

Verifique as faixas de pesagem

A faixa de pesagem é a faixa de trabalho de uma balança. Ela é limitada pela sua resolução (menor divisão) e a carga máxima que ela suporta. Durante a verificação, é importante que sejam testados vários pontos compreendidos entre a carga mínima e a máxima. Ou seja, você deve verificar desde o menor peso que é utilizado até o maior de todos, dentro dos padrões de pesagem da sua empresa.

Defina a periodicidade da verificação

É necessário que essa verificação seja realizada com uma periodicidade adequada, pois isso vai garantir que ela funcione bem durante muito tempo. Esse período vai depender do uso para o qual a balança é feita. Quando não é efetuada essa verificação periodicamente, você estará correndo um grande risco de problemas de pesagem na sua empresa, o que pode comprometer a produção e trazer muitos prejuízos.

Escolha os padrões adequados

Também é importante utilizar pesos padrões adequados e que tenham aprovação pelo Inmetro. Quando se usa um padrão inadequado, você estará influenciando diretamente na confiabilidade da indicação de pesagem fornecida pela sua balança.

É preciso também tomar muito cuidado com esses pesos padrões, uma vez que a balança é muito precisa, qualquer toque ou interferência no peso pode atrapalhar a verificação e trazer alterações nas pesagens. Por isso, é indicado até não tocar nesses pesos com as mãos nuas.

Por fim, vale ressaltar que você deve oferecer sempre um diferencial pela qualidade dos serviços e produtos, e isso começa por meio de equipamentos que trabalhem adequadamente. Sendo assim, vale reforçar que uma balança deve sempre passar por uma verificação intermediária.

Se você gostou do nosso conteúdo e entendeu a importância de uma verificação intermediária de balanças, siga as nossas redes sociais Facebook, LinkedIn e Twitter, para continuar nos acompanhando!

[rock-convert-cta id=”1981″]

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-