Saiba agora quais as diferenças entre calibração RBC e Rastreada!

calibração rbc
7 minutos para ler

O uso de equipamentos como balanças de precisão é comum dentro da rotina de muitas organizações. Por isso, elas devem passar por avaliações que confiram o seu desempenho periodicamente, do contrário, como atestar a qualidade das suas medições? Além disso, quanto mais as balanças forem utilizadas, maiores são as chances de erro nas medições.

A calibração é um procedimento que verifica a eficácia de qualquer instrumento de medição, garantindo a precisão dos seus resultados e também a qualidade do produto ou serviço prestado. Se você quer saber mais sobre os métodos de calibração RBC e rastreada, e qual é o melhor para a sua balança de precisão, continue a leitura deste artigo!

Calibração RBC

Todos os instrumentos e equipamentos de medição que tenham influência no resultado de um produto final precisam ser calibrados, seja qual for a etapa na qual esse instrumento é utilizado. A frequência, porém, vai variar de acordo com o equipamento e com a sua frequência de uso.

O certificado de calibração expedido por um laboratório pertencente à RBC é reconhecido em mais de 50 países, pois o Inmetro participa de acordos internacionais que padronizam métodos, normas, sistemas internacionais de medidas, entre outros. A calibração feita por um desses laboratórios tem garantia de qualidade e eficiência, pois são baseadas em métodos padronizados e atestados.

Dessa forma, um laboratório é chamado de RBC, ou acreditado, após passar por auditorias periódicas realizadas pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro).

Outra característica dos laboratórios acreditados está nos certificados de calibração emitidos por eles. Esses certificados têm um código da acreditação, evidenciando que ele pertence à Rede Brasileira de Calibração.

Eles também possuem um documento chamado de Escopo de Serviço Acreditado, que contém as faixas de calibração as quais o laboratório é acreditado, além do CMC (Capacidade de Medição e Calibração), que é a menor incerteza de calibração alcançada pelo Laboratório para determinada faixa de medição. Esse documento facilita na procura por um laboratório que realize as calibrações ideais para os equipamentos específicos de cada empresa ou instituição.

RBC – Rede Brasileira de Calibração

A RBC é formada por laboratórios acreditado pela Cgcre, isto é, são avaliados periodicamente pela Cgcre quanto à adequação do seu sistema de gestão da qualidade à norma NBR ISO/IEC 17025 e às normas da própria Cgcre, bem como têm sua capacidade técnica avaliada por especialistas a fim de que os resultados das calibrações sejam confiáveis.

As áreas que esses laboratórios podem abranger são: dimensional, força, massa, eletricidade, massa específica, temperatura, tempo, pressão, frequência e volume. No entanto, eles não precisam ser acreditados em todas essas áreas simultaneamente. Por exemplo, um laboratório pode ser acreditado na área de pressão e ainda assim calibrar temperatura sem ser acreditado. Nesse caso, as calibrações de pressão serão RBC e as de temperatura serão rastreadas.

Os resultados das calibrações devem ser apresentados em um documento técnico, chamado de certificado de calibração. Ele deve apresentar informações diversas sobre os procedimentos e condições de calibração, e geralmente é apresentado por meio de uma tabela ou gráfico. Neles, são demonstrados os resultados de cada ponto obtido ao longo da medição do equipamento, assim como sua incerteza de medição.

Com essas informações, é possível avaliar o desempenho dos equipamentos ao compará-los com as especificações de normas, do fabricante, ou de acordo com a tolerância do processo.

Calibração rastreada

Diferentemente dos laboratórios acreditados, os rastreados têm seus métodos próprios, desenvolvidos internamente, e não passam por auditorias e avaliações da Cgcre. Por isso, eles não fazem parte da RBC.

As calibrações rastreadas não têm o selo de acreditação e, assim, devem fechar a cadeia de rastreabilidade da medição até os seus padrões. Isso significa que os laboratórios rastreados precisam oferecer evidências aos seus clientes que demonstrem a rastreabilidade dos seus padrões utilizados.

Como a calibração rastreada não tem seus métodos avaliados periodicamente pelo Inmetro, a busca por informações e a atualização dos processos deve partir do próprio laboratório. Uma boa maneira de buscar novas ideias e métodos se dá por meio da participação em Comparações Interlaboratoriais ou em Ensaios de Proficiência de organismos acreditados pela Cgcre.

Nesses eventos, são reunidos laboratórios RBC e também rastreados. Por esse motivo, eles são uma excelente oportunidade para troca de experiências com outros profissionais da área, e encontrar novas técnicas e métodos para melhorar os processos de calibração.

O funcionamento na prática

Pelos motivos já citados anteriormente, um laboratório acreditado e pertencente à RBC, garante o trinômio: qualidade, competência técnica e rastreabilidade. Sendo assim, não é necessário declarar a rastreabilidade da medição, nem a eficácia do procedimento de calibração, em função da Cgcre já avaliar esses quesitos periodicamente.

Porém, se o equipamento estiver sendo avaliado em um laboratório não acreditado (não pertence à RBC), esse laboratório de calibração rastreada terá que fornecer uma cópia referente aos padrões e métodos utilizados na calibração. Essa cópia deve ser anexada ao Certificado de Calibração do equipamento, o que prova a rastreabilidade do processo.

Se você enviar sua balança para calibração rastreada, a empresa escolhida terá que deixar à disposição todos os dados do padrão utilizado. Assim, em uma eventual auditoria, você poderá apresentar o Certificado de Calibração e as informações de rastreabilidade, como o conjunto de pesos padrão adotado, por exemplo.

Escolhendo a calibração

Para escolher entre a calibração RBC e a rastreada, é importante levar em conta a precisão do serviço oferecido, a reputação da empresa escolhida e o preço que será cobrado. Em geral, as calibrações acreditadas são mais caras que as rastreadas. Porém, em alguns casos, pagar mais significa ter a garantia de uma boa calibração.

Um laboratório sem acreditação não significa a realização de serviços de má qualidade ou fora dos padrões estabelecidos pelas normas. A diferença é que o seu processo não é reconhecido, acompanhado ou avaliado pela Cgcre. No entanto, isso pode ser compensado na realização de serviços com responsabilidade e qualidade, de maneira eficaz e honesta.

As duas calibrações podem ser feitas em uma mesma empresa, em processos diferentes. A escolha entre uma delas depende do nível de criticidade do determinado processo. Geralmente, quando os equipamentos são utilizados em processos mais críticos, a calibração RBC é a mais recomendada, pois ela oferece uma confiança maior no processo.

Por exemplo, as pesagens de matéria-prima com alto valor agregado geralmente são feitas em balanças com calibração RBC. Já a pesagem de pessoas em ambulatórios pode ser realizada em balanças com calibração rastreada.

Seja qual for a sua escolha, não esqueça de calibrar periodicamente as suas balanças de precisão, pois pequenos erros podem ter grande influência nos resultados finais de produtos e serviços de uma empresa.

Se você quer ter acesso a mais informações e conteúdos como este, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-