O que é peso padrão e o que avaliar na hora de comprá-lo?

peso padrão
9 minutos para ler

O Peso Padrão é uma medida materializada de massa, regulamentada em suas características de construção e metrológicas. É utilizado como referência para fazer o ajuste, calibração e verificação de balanças.

O Peso Padrão é fundamental para saber se uma balança está apresentando resultados de pesagem dentro das tolerâncias estabelecidas em um determinado processo.

Se você quer saber mais sobre o que é Peso Padrão e como escolher o ideal para as suas necessidades, confira este artigo que preparamos para você. Boa leitura!

O que é peso padrão?

Como já mencionado acima, os Pesos Padrão são utilizados para fazer a calibração, ajuste ou verificação das balanças. Esses pesos são nomeados de padrão porque são fabricados com base na Regulamentação Internacional R 111 (94) da Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) da qual o Brasil é Pais-Membro, e atendem aos critérios de fabricação da Portaria Inmetro n° 233, de 22 de Dezembro de 1994.

Quais os tipos de peso padrão?

A Portaria Inmetro n° 233, divide os pesos padrão em 7 classes de exatidão. São elas: E1 (classe de maior exatidão), E2, F1, F2, M1, M2 e M3 (classe de menor exatidão).

Como visto, a classe E1 é a classe de peso padrão que possui a maior exatidão, com os menores erros máximos permitidos. Já a classe M3, é a classe com a menor exatidão e os maiores erros máximos permitidos. Um dos fatores que diferenciam as classes é exatamente o erro máximo que cada uma apresenta de acordo com seu valor nominal do peso padrão. Para ficar mais fácil a compreensão, veja a tabela da portaria abaixo:

Tabela 1 – Erros máximos permitidos

Para fazer essa classificação são considerados alguns critérios como: Forma, Aspecto Construtivo, Material utilizado, Massa específica, Rugosidade, Tipo de ajuste, Marcação utilizada e Erros máximos permitidos.

Como escolher um peso padrão corretamente?

Para escolher um peso padrão, precisamos saber qual será a sua finalidade. Existem basicamente três atividades em que utilizamos um peso padrão. São elas:

  • Calibração de balança (serviço feito por um laboratório de calibração);
  • Ajuste da balança (serviço feito por uma empresa autorizada ou pelo próprio cliente, caso a balança permita “calibração”, ajuste externo ou interno);
  • Controlar/Verificar a balança (controle periódico feito pelo usuário para acompanhar a deriva da balança no intervalo entre duas calibrações).

Para as duas primeiras atividades (calibrar e ajustar), é recomendado que: o erro máximo permitido do peso padrão deve ser no mínimo ⅓ menor do que a resolução da balança (menor divisão).

Para a terceira atividade (controlar ou verificar), basta que usuário saiba qual o erro exato do peso padrão que será utilizado para verificar a balança. Neste caso, o usuário deve obrigatoriamente conhecer o erro do peso através de seu certificado de calibração, para saber se o valor apresentado pela balança está sendo influenciado pelo erro do peso.

Para ficar mais simples o entendimento, vamos ver um exemplo:

Exemplo: Balança de 2 kg de capacidade e resolução de 0,01 g

  1. Primeiro passo: divida a resolução da balança por 3 e descubra o EMP (erro máximo permitido) do peso. Portanto: 0,01 g / 3 = 0,00333 g = 3,33 mg.
  2. Segundo passo: escolha quais os pesos serão utilizados para controlar a balança entre a carga mínima e carga máxima. Vamos supor que seja 3 pontos sendo, 25%, 50% e 75% da capacidade da balança. Neste nosso exemplo: 500 g, 1.000 g e 1.500 g.
  3. Terceiro passo: vá na tabela de erros máximos permitidos de peso padrão e encontre para os pontos de medição 500 g, 1.000 g e 1.500 g, o peso padrão e a classe de exatidão que corresponda à um erro máximo permitido igual ou menor aos 3,33 mg que encontramos no primeiro passo deste exemplo. Assim, encontramos que:
    • Para o ponto de 500 g: a classe do peso deve ser a F1 (EMP = 2,5 mg < 3,33 mg);
    • Para o ponto de 1.000 g, a classe do peso deve ser a E2 (EMP = 1,5 mg < 3,33 mg)
    • Para o ponto de 1.500 g, a classe do peso deve ser a E2 (EMP = 1,5 + 0,75 = 2,25 mg). Note que neste ponto, devemos somar os EMP dos pesos de 500 g e 1.000 g, pois não existe um peso padrão de 1.500 g.

Note que usamos a tabela de erro máximo permitido para identificar a classe de peso adequada para cada faixa de medição da balança. Desta forma, a classe do peso pode variar em função de cada ponto de medição. Vide o nosso exemplo em que o ponto de 500 g a classe é F1, e nos pontos maiores, a classe foi E2. Isso se repete em vários outros modelos de balanças.

A carga máxima da balança sempre será o ponto mais crítico, em que o peso padrão utilizado deve ter o menor erro proporcional e consequentemente a melhor classe de exatidão em relação aos demais pontos da escala de pesagem da balança. Sendo assim, se quisermos ter segurança de que vamos utilizar um peso padrão adequado em toda a escala de pesagem da balança, devemos considerar a classe de exatidão do peso padrão correspondente à classe encontrada na carga máxima da balança.

Voltando ao nosso exemplo acima, a carga máxima da balança é 2 kg e a relação ⅓ da resolução da balança e o EMP do peso é 3,33 mg. Sendo assim, podemos identificar na tabela que, para o peso de 2 kg, a classe de exatidão que tem EMP inferior à 3,33 mg é a classe E2 (EMP = 3,0 mg). Sendo assim, se utilizarmos a classe de exatidão E2 em toda a escala da balança, estaremos protegidos e seguros de que o erro de todos os pesos desta classe estará sempre ⅓ menor que a resolução da balança.

O fator econômico na aquisição do peso padrão

O fator econômico na aquisição de um peso padrão pode ser decisivo na escolha entre uma classe de exatidão e outra. Como vimos no exemplo acima, a classe de peso padrão ideal para fazer a calibração e ajuste da balança é a classe E2 (mais cara em relação à F1). Mas se o objetivo é somente uma verificação periódica da balança, a classe pode ser F1 (mais barata em relação à E2). Caso a opção seja pela economia, e, portanto, pela classe F1, deve-se sempre fazer a comparação do valor real do peso padrão (conhecido no certificado de calibração) com a leitura obtida na balança para que se tenha confiança do valor real da medição.

Resumindo a escolha do peso padrão adequado

Assim como para o peso padrão, as balanças também têm classes de acordo com sua precisão. Elas são divididas em 4: I, II, III, IIII, sendo a classe I a mais precisa e a classe IIII a com menor precisão. A escolha do peso padrão de acordo com a balança pode ser feita da seguinte maneira:

  • Balança Classe I – Pesos F1, E2, E1 ;
  • Balança Classe II – Pesos M1, F2, F1, E2, E1 ;
  • Balança Classe III e IIII – Pesos M3, M2, M1, F2, F1, E2, E1

A indicação acima é generalista e não aborda ponto a ponto da balança. Lembre-se sempre de avaliar quais os pontos que serão verificados na escala da balança, para determinar qual a classe de peso adequada para cada ponto. Como visto em nosso exemplo anterior, tínhamos uma balança da classe II (2 kg x 0,01 g) e em algumas faixas era possível utilizar a classe de peso F1 e em outras a classe E2.

Lembrando que: se a sua intenção é economia e você fará uma simples verificação na balança (sem fazer nenhum ajuste), você pode optar por pesos cuja classe de exatidão tenha EMP maior que a resolução da balança, desde que você tenha o certificado de calibração do peso em mãos e sempre considere o erro real do peso no momento em que fará a verificação na balança. Pois o erro do peso pode ser confundido com um possível erro da balança.

Quais as garantias?

Segundo a Portaria Inmetro n° 233/94 – Item 14.02, nenhum peso pode ser comercializado ou exposto à venda, sem corresponder a modelo aprovado, bom como sem ter sido aprovado na verificação inicial do IPEM. Outro fator importante é que os pesos padrão devem ser fornecidos com o certificado de Calibração RBC/INMETRO. Isso garante que você está adquirindo produtos de boa qualidade e confiáveis.

Não se esqueça de fazer a calibração periódica do seu peso padrão. Essa frequência de calibração é determinada por fatores como a regularidade de uso, precisão dos equipamentos e criticidade do processo. Além disso, armazene sempre em sua embalagem original e utilize pinças revestidas não-magnéticas ou luvas em sua movimentação.

Antes de utilizar os pesos, deixe-os por um tempo ao lado da balança para que possam atingir um equilíbrio térmico e não cause um fenômeno de turbulência térmica que pode ser responsável por erros de pesagem.

Gostou da leitura? Agora que você já sabe o que é peso padrão e como escolher o melhor para o seu negócio, aproveite para conferir 5 dicas para acompanhar uma calibração para manter a qualidade da sua balança de precisão!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-