O que é pesagem hidrostática? Confira todas as informações sobre esse método de pesagem

o que é pesagem hidrostática
4 minutos para ler

Sabemos que é possível obter diretamente medidas de massa por meio de instrumentos convencionais de pesagem, mas a tarefa de definir a medida da massa específica de um dado material pode ser um pouco complexa. É aí que aparece o sistema de pesagem hidrostática.

Confira a resposta sobre o que é pesagem hidrostática neste post e fique por dentro desta técnica que pode solucionar esse problema. Boa leitura!

O que considerar ao pesar um material?

Ao pesar um certo material deve-se considerar o que se quer medir para saber como fazer. As vantagens e desvantagens da técnica empregada variam de acordo com os tipos e as dimensões das substâncias pesadas.

Se a pretensão, por exemplo, é medir a massa de um corpo sólido, a utilização de balanças é caminho viável de fazer isso. São instrumentos que atendem a uma grande categoria de materiais e que apresentam grande confiabilidade. Por existir uma multiplicidade de balanças, a correta é aquela que atende a capacidade e a precisão desejada.

Se a exigência é a pesagem de componentes de uma mistura, onde a quantidade errada de elementos interfere no resultado, o ideal é que se utilize uma balança de precisão que tenha resolução de pesagem pelo menos 3 vezes menor que o erro do processo.

Qual o funcionamento de balanças?

Balanças mecânicas, eletrônicas ou híbridas, em geral têm um mesmo princípio de funcionamento, a lei de Hook. Este princípio associa a deflexão de um corpo elástico à força peso, por conseguinte, à massa do corpo.

Desta maneira, essa forma de pesagem atende ao requisito de verificar a massa das substâncias. Não sendo capaz de medir diretamente o volume de um material rígido ou a densidade de um fluido.

Se esse for o objetivo, pode-se recorrer à utilização de técnicas indiretas, mas isso gera baixos índices de precisão e resultados menos confiáveis. O aconselhado nesse caso é recorrer à pesagem hidrostática.

Afinal, o que é pesagem hidrostática?

Existem situações em que o objetivo é determinar o volume do sólido ou a densidade do líquido. É nesse contexto que a pesagem hidrostática, método baseado no princípio de Arquimedes, aparece como o mais indicado para obter essas informações.

A mensuração é feita a partir do volume de líquido deslocado quando um material é nele inserido. Assim, é possível medir a massa específica do fluido, quando conhecida a densidade da substância imersa, ou o volume do corpo, quando a massa específica do líquido é referência.

Como é realizada a pesagem hidrostática na calibração de densímetros?

A calibração de densímetros é feita por meio de comparação com padrões de referência, que são determinados por pesagem hidrostática. Isso significa que ela fornece medidas precisas, com baixos índices de incerteza.

Embora seja um método complexo para ser executado, a pesagem hidrostática apta a dar o resultado com incerteza devidamente calculada. Isso permite que as medidas obtidas tenham um alto nível de confiabilidade.

Não esqueça! A pesagem hidrostática é apenas um método de pesagem, que serve para determinar grandezas como volume e densidade. Na hora de fazer uma medição, veja qual o método que mais se adequa e obtenha dados mais confiáveis e de qualidade.

Agora que descobriu o que é pesagem hidrostática, compartilhe essa informação com os seus contatos e crie uma rede de troca de informações sobre o assunto. Até mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-