Conheça quais os intervalos de manutenção de uma balança e sua importância!

intervalos de manutenção de uma balança
5 minutos para ler

A balança é um equipamento que exige alguns cuidados para garantir a confiabilidade de medição, principalmente nos casos em que a precisão dos resultados é um fator crítico para o negócio. Um deles é a definição adequada dos intervalos de manutenção de uma balança, que é algo fundamental para seu bom funcionamento.

Com o tempo e a forma de uso do equipamento, é comum que ele comece a apresentar erros de medição devido ao desgaste. Por isso, a manutenção deve sempre ser feita regularmente como forma de corrigir falhas e aumentar sua vida útil.

Você tem dúvidas em relação à definição do intervalo de manutenção de uma balança e as vantagens desse procedimento? Então, acompanhe a leitura!

O que considerar ao definir os intervalos de manutenção de uma balança?

A definição correta da frequência de manutenção deve ser feita com base em diversos fatores, como os riscos aos quais a balança está exposta e a forma com que é utilizada, porém é recomendado que ela ocorra pelo menos uma vez por ano. Além disso, é importante consultar o manual do fabricante do equipamento para verificar se há alguma indicação do intervalo de manutenção adequado.

Veja a seguir quais são os principais fatores que podem influenciar nisso.

Frequência de uso

Balanças que são muito utilizadas devem passar por manutenção com mais frequência, visto que é natural que elas sofram um maior desgaste em suas peças. Já balanças que são utilizadas apenas eventualmente podem ter intervalos maiores, principalmente caso a exatidão nos resultados não seja uma prioridade.

Local onde a balança está instalada

O tipo de negócio em que a balança é utilizada e o local onde ela está instalada influenciam no nível de desgaste que ela sofrerá ao longo do tempo. Isso porque eles apresentam diferentes tipos de risco para o equipamento, e um maior nível de riscos implica na necessidade de menores intervalos de manutenção. Os riscos mais frequentes são:

  • exposição a variações climáticas;
  • choques e impactos na hora da pesagem;
  • poeira e sujeira em geral;
  • materiais perigosos;
  • umidade.

Criticidade do processo de pesagem

A análise de criticidade de um processo de pesagem ajuda a definir qual o risco cada processo apresenta para os resultados estratégicos da empresa. Com isso, fica mais fácil definir se uma balança que é utilizada em um processo mais crítico necessita de manutenções preventivas com mais ou menos frequência. Exemplo: suponhamos que em um determinado processo de pesagem, o produto à ser controlado/pesado seja de alto valor agregado e que seu custo seja muito alto. É essencial que neste processo, a balança apresente resultados 100% confiáveis. Imagine ter perdas e prejuízos por falta de manutenção na balança? Desta forma, manter um intervalo de manutenções preventivas mais curto é mais vantajoso para o negócio.

Quais as vantagens de efetuar a manutenção correta da balança?

Efetuar a manutenção da balança dentro de intervalos adequados traz diversas vantagens para o negócio. Veja quais são elas!

Menor erro de medição

Durante a manutenção de uma balança são realizados procedimentos indispensáveis para seu bom funcionamento, como limpeza e ajuste do sistema de medição e posteriormente a calibração. Isso é muito importante para negócios e departamentos da empresa que necessitam de resultados com alta precisão, como os laboratórios de análise de qualidade e a indústria farmacêutica.

Maior durabilidade

O desgaste causado por corrosões, impactos mecânicos e outros eventos muitas vezes passam despercebidos no dia a dia e podem diminuir a vida útil da balança. A realização de manutenções preventivas ajuda na detecção e prevenção desses problemas e permite solucioná-los antes que prejudiquem o funcionamento da balança — aumentando sua durabilidade.

Evita perda de qualidade do produto

No caso de empresas que fabricam produtos ou precisam aferir sua qualidade, a exatidão das medições é algo indispensável. Isso porque mesmo erros pequenos podem prejudicar a qualidade final e até mesmo causar prejuízos econômicos para o negócio. Com as manutenções em dia, esse problema é evitado.

Prevenção de retrabalhos e envio de novos produtos

Empresas que fornecem produtos no mercado precisam ficar atentas aos erros de medição, já que eles podem resultar em retrabalhos e até mesmo na necessidade de enviar novos produtos para os clientes. As manutenções preventivas ajudam a prevenir esse tipo de problema e diminuem custos desnecessários e desperdícios de materiais — o que é muito vantajoso para a empresa.

Como você viu, definir bem os intervalos de manutenção de uma balança é algo essencial para garantir o bom desempenho do equipamento, estender sua vida útil e ter sempre uma baixa incerteza de medição. A confiança nos resultados da balança permite utilizá-la com mais segurança e ter processos mais eficientes, portanto é importante seguir os intervalos definidos com rigor.

Quer ficar sempre atualizado sobre balanças e temas relacionados? Assine já a nossa newsletter e receba avisos sobre as novidades do blog em seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-