Entenda de vez a diferença entre erro e incerteza de medição

3 minutos para ler

A metrologia é uma ciência que está presente em várias ocasiões no nosso dia a dia, desde a medição da quantidade de um determinado alimento para uma receita, até a compra de carne no supermercado. Deste modo, por se tratar de um assunto importante, é interessante destacarmos alguns aspectos acerca da metrologia e o processo de medição, por exemplo, a diferença entre erro e incerteza de medição.

Mesmo sendo conceitos bastante distintos, muitas pessoas ainda confundem o erro de medição com o seu respectivo valor de incerteza.

Em vista disso, preparamos um conteúdo esclarecendo aspectos sobre esta recorrente dúvida, bem como ressaltando também qual a importância de buscar alternativas para garantir a assertividade dos processo de medição.

A importância da assertividade no processo de medição

Engana-se quem pensa que a metrologia está associada apenas com a medição de objetos em geral, isso porque ela tem relação com absolutamente todos os processos os quais envolvem qualquer tipo de medição. Além disso, ela também pode ser usada como uma ferramenta para a avaliação da qualidade de um determinado produto/serviço.

Por estes motivos, é fundamental assegurar a assertividade desta ciência, caso contrário, vários outros processos da sociedade seriam afetados de forma considerável, gerando assim prejuízos financeiros, erros industriais e entre outros.

Erro de medição

De acordo com o VIM (2.16), erro de medição nada mais é do que a diferença entre o valor medido duma grandeza e um valor de referência. Neste sentido, quanto menor for o erro de medição de uma balança, por exemplo, maior será a sua exatidão.

Para exemplificar, se um peso padrão de 0,500 kg é colocado sobre uma balança e o valor indicado é de 0,508 kg, temos um erro de medição de 0,008 kg.

Incerteza de medição

Já a incerteza de medição é um parâmetro que está associado ao resultado de uma medição, o qual especifica a dispersão das possíveis medidas as quais são atribuídas à quantidade encontrada.

Em outras palavras, a incerteza de uma medição tem relação com a quantificação da confiabilidade do resultado medido, deste modo, quanto maior a incerteza menor a confiabilidade.

Diferença entre erro e incerteza de medição

A principal diferença entre esses dois parâmetros é que o erro de uma medição pode ser corrigido (desde que seja detectado com clareza a falha no processo de medição em questão), já a incerteza de qualquer processo de medição continuará sendo um intervalo de confiança das medidas.

Portanto, agora que você já sabe o que é e qual a diferença entre erro e incerteza de medição, fica mais claro em perceber o quão importante esses dois parâmetros são para a metrologia. Vale ressaltar ainda que conhecer mais sobre estes conceitos é extremamente importante para quem desenvolve atividades que envolvam processos de medição, já que o erro e a incerteza de medição são dados que permitem minimizar prejuízos.

Gostou do conteúdo? Então siga as nossas páginas nas redes sociais e leia mais sobre assuntos de metrologia. Estamos no Facebook, Linkedin e Twitter.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-