Saiba como escolher a balança certa para seu negócio

como escolher a balança certa
9 minutos para ler

A dúvida de como escolher a balança certa para o seu negócio está ligada diretamente com as diversas aplicações disponíveis no cotidiano das empresas, permitindo uma produção mais ágil e um aumento da qualidade final do produto.

Esses equipamentos de medição são conhecidos em diversos setores do mercado, muito empregados em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços e indústrias. Além de evitar erros de pesagem, é fundamental que os administradores observem as características de interesse da balança, escolhendo um equipamento que mais se adequa às suas atividades.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para trazer mais informações sobre a importância das balanças para o seu negócio, quais são os principais tipos disponíveis no mercado, o que deve ser observado na hora de adquirir esses equipamentos e como a KN Waagen pode auxiliar no processo de decisão. Acompanhe!

Qual a importância das balanças para o seu negócio?

Existem diversos modelos de balanças disponíveis no mercado para as mais variadas aplicações, cada um com uma especificidade diferente para o produto a ser pesado. Sobretudo, essa atividade é fundamental em numerosos setores empresariais, que possibilita uma melhora da produtividade e expansão de vendas.

No entanto, é fundamental adquirir o equipamento adequado e que atenda as expectativas do ramo em que estará atuando. É preciso levar em consideração as características da balança, a funcionalidade e a eficiência dos seus componentes, o que evita uma constante substituição ou gastos excessivos com manutenções corretivas.

Nessa perspectiva, algumas das características a serem observadas estão relacionadas com a carga a ser pesada, a capacidade máxima do equipamento e as dimensões do produto. Sobretudo, esses atributos não podem ultrapassar os limites preconizados pelo fabricante da balança.

Quais são os tipos existentes?

Como destacado, existe um elevado número de tipos de balanças que podem ser encontrados no mercado, responsáveis pela pesagem de inúmeros insumos nos mais variados setores produtivos. Ademais, as amostras contemplam desde componentes químicos e biológicos até grandes veículos.

Para que você não tenha dúvidas na hora escolher o tipo de balança ideal para o seu negócio, separamos alguns dos modelos mais comercializados e utilizados pelas organizações. Confira!

Balança analítica

As balanças analíticas são balanças que mede a massa com alto grau de precisão, muito empregadas em laboratórios, seja da indústria ou de análises. Além disso, a precisão de pesagem e a sensibilidade desses equipamentos variam de acordo com as especificações do fabricante, capacidade e modelo do produto.

Geralmente a capacidade da balança analítica varia de 80 g a 200 g, com resolução de 0,01 mg (miligrama) até 0,1 mg (miligrama), o que confere uma precisão bastante considerável. As principais aplicações baseiam-se em indústrias em geral, empregadas na medição com alto grau de exatidão de massas de sólidos e líquidos não voláteis.

Balança de precisão

As balanças de precisão são menos sensíveis à flutuação de temperatura e correntes de ar e por isso, produzem leituras estáveis em uma faixa mais ampla de condições ambientais do que a balança analítica que devem ser utilizadas sob condições rigorosas para garantir leituras precisas. As balanças de precisão oferecem uma ampla gama de capacidade de pesagem, variando de 1 kg até 60 kg, com resolução entre 2 e 0 casas decimais, ou 10 mg (miligrama) a 1 g (grama) por exemplo.

Balança industrial

Por fim, as balanças industriais são direcionadas para a contagem e pesagem de peças ou mesmo para a verificação da falta ou sobra de produtos. As características mais presentes nesses equipamentos são a robustez e a durabilidade, com baixo custo de instalação e manutenção.

As balanças industriais estão empregadas nas áreas de produção e controle, onde exigem alta durabilidade e confiabilidade. As capacidades mais comuns variam entre 50 kg (quilograma) a 5 t (tonelada) e as resoluções ou menor divisão, entre 5 g a 1 kg.

O que observar na hora de adquirir uma balança?

Você já percebeu o número de opções disponíveis relacionadas com funções, teclas e capacidades diferentes dos equipamentos de pesagem? A partir disso, é possível constatar que a tarefa de escolher a balança ideal para o seu negócio pode não ser tão simples quanto parece.

A especificação do equipamento mais indicado para um modelo de negócios torna possível a melhoria da qualidade, da agilidade nas atividades e da segurança nas medições. Para que você não cometa equívocos durante o processo de decisão, separamos algumas características a serem observadas antes da aquisição de uma balança. Descubra!

Capacidade

Um dos primeiros atributos a ser observado diz respeito à capacidade da balança, considerando as faixas máxima e mínima de pesagem. Como exemplo, se os produtos apresentam massas situadas no intervalo de 50 kg a 300 kg, não há a necessidade de adquirir um equipamento que comporte artefatos de até 3000 kg, pois não será utilizado.

Levando-se em conta a hipótese destacada, é possível utilizar uma balança com capacidade de até 500 kg, pois se aproxima mais do intervalo necessário e apresenta uma divisão menor, o que aumenta a precisão das pesagens.

Resolução

Além disso, é fundamental observar a resolução do equipamento desejado. É recomendado que a resolução de uma balança seja 1/10 da tolerância de um processo de pesagem. Ou seja, se um determinado processo, a tolerância for de +/- 0,5 g, a resolução da balança deve ser igual ou menor que 0,005 g. Desta forma, o risco de medições erradas é reduzido e consequentemente a confiabilidade metrológica aumenta. Sobretudo, a escolha da resolução ou menor divisão do equipamento baseia-se nas características das atividades que serão desenvolvidas.

Tipo de carga

Também é necessário observar as dimensões da carga, escolhendo uma balança com um prato de pesagem adequado às medidas do componente. Da mesma forma, deve se avaliar se as amostras contém pó, umidade, material corrosivo ou quaisquer outros ingredientes que prejudiquem a eficiência do equipamento.

Se a situação requerer a pesagem de produtos agressivos, o ideal é optar por balanças com maior isolação, grau de proteção e estruturas apropriadas de inox, evitando erros, avarias e desgaste prematuro do equipamento.

Velocidade

Um equipamento com maior resolução demora mais para realizar a pesagem, o que diminui a velocidade em função do tempo necessário para estabilizar a leitura. Por isso, a escolha desse atributo dependerá da equalização entre a dinâmica das atividades e os tipos de componentes medidos.

Valor do investimento

Equipamentos mais simples costumam representar menores valores de investimento. No entanto, é imprescindível que as funcionalidades necessárias sejam avaliadas na aquisição do melhor equipamento para o ciclo produtivo. Balanças de qualidade e com as manutenções em dia não requerem substituição por um bom tempo.

Resistência ao ambiente

É essencial verificar as características do local de trabalho onde o equipamento será instalado, considerando as diversas situações, interferências e maquinários que venham a influenciar a atividade da balança.

Ar-condicionado, ventilação, umidade, trepidações e oscilações na rede elétrica são alguns dos itens que acarretam problemas em equipamentos não preparados para essas situações, comprometendo a leitura e aumentando o número de manutenções corretivas. Nesse sentido, a resistência da balança deve ser escolhida em função das condições de operação.

Voltagem e bateria

Por fim, a grande maioria das balanças apresenta voltagem para 110 V e 220 V. Porém, podem haver oscilações na rede que prejudiquem seu funcionamento. Para evitar prejuízos, opte por comprar balanças com fonte externa, que não exija o rompimento do lacre do Inmetro para trocá-la. Além disso, existem balanças com bateria interna, que apresentam vantagem na falta de energia elétrica e na flexibilidade de utilização em qualquer ponto da empresa, sem a necessidade de extensões ou tomadas próximas.

Como a KN Waagen pode auxiliar nesse processo?

A KN Waagen é uma empresa especializada na fabricação, manutenção e calibração de balanças e pesos padrão, presente no mercado desde 1995. A empresa é líder e referência no setor de pesagem qualitativa e de alta precisão, atendendo grandes nomes do mercado com alta credibilidade e melhorias constantes dos processos. As soluções da organização atendem diversos segmentos de mercado, como as indústrias farmacêuticas, químicas, alimentícia, automotiva, hospitalar, entre outros.

Sobretudo, o processo de como escolher a balança certa pode ser resolvido com a observação das principais características desse equipamento e as necessidades do negócio de destino. Os variados tipos disponíveis no mercado podem causar confusão na hora da decisão, mas a KN Waagen é um grande player da categoria, com soluções adequadas para diversas aplicações e especialista em ajudar pessoas e empresas a tomarem as melhores decisões.

Gostou do nosso artigo sobre o processo de como escolher a balança certa para o seu modelo de negócios? Então entre em contato conosco agora mesmo para conhecer nossos produtos e serviços e solucione todos os seus questionamentos!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-