3 motivos que comprovam a importância de calibrar balanças

calibrar balanças
4 minutos para ler

A balança é um tipo de equipamento que pode ser utilizado em diversos ramos do mercado, como indústrias, mineradoras, hospitais, estabelecimentos comerciais, siderúrgica, transportadoras, agronegócio, dentre outras. Ela serve, basicamente, para conhecer o peso de inúmeros materiais. Ela surgiu a bastante tempo e continua sendo amplamente usada. Porém, para o funcionamento correto dessa ferramenta, é necessário calibrar balanças.

A calibração é um procedimento que deve ser feito periodicamente, ela tem a finalidade de medir os valores que são apresentados por uma balança para saber se ela está trabalhando de forma adequada e mostrando resultados coerentes.

Se você não sabe muito bem como funciona essa calibração, continue por aqui e conheça um pouco mais sobre esse processo, os cuidados que se deve ter com uma balança, bem como algumas vantagens de se fazer essa calibração. Vamos lá?

Quais os cuidados que se deve ter com uma balança?

A balança é um equipamento muito minucioso, que sempre traz medidas bem precisas, e por conta disso é uma ferramenta muito importante em diversos lugares, afinal de contas, muitas coisas se vendem com base no peso.

Portanto, cuidar da balança é uma forma de garantir a segurança do seu negócio, pois problemas com a sua pesagem de produtos poderão resultar em custos imprevistos, multas, perdas, dentre outros.

Alguns cuidados que se deve ter são: certificar se seu processo exige balanças com modelo aprovado pelo Inmetro, usar a balança sempre nivelada, manter o prato de pesagem sempre limpo, seco e livre de objetos que podem comprometer na medição do peso e fazer verificações periódicas com peso padrão.

E um dos cuidados mais importantes é a calibração, que é um procedimento fundamental para garantir resultados de pesagem confiáveis. E ela deve ser feita periodicamente pois a precisão e exatidão das balanças acaba ficando menos confiável com o passar do tempo, por conta do desgaste pelo uso do equipamento e de outros agentes externos.

Quando se ignora a importância de calibrar balanças, você está comprometendo a medição dos produtos e materiais no seu negócio. Ou seja, usar uma balança não calibrada é uma forma de colocar em risco o seu negócio e a sua credibilidade.

Esse procedimento da calibração se trata de uma comparação quantitativa, que verifica a leitura do equipamento, colocando um peso de referência no prato e conferindo se o equipamento está mostrando um resultado adequado ao peso referenciado. O erro é visto quando há uma diferença entre o valor medido e o valor real que ultrapasse os limites de erros máximos permitidos. Sendo assim, deve ser feita uma manutenção (intervenção técnica) para a balança voltar a apresentar resultados confiáveis.

Quais os benefícios de calibrar balanças?

1. Evitar desvio de pesagem ao longo do tempo

Ao longo do tempo, se não fizer a calibração das balanças, pode ocorrer um desvio da pesagem. Com essa diferença nos resultados, você pode acabar comprometendo os valores da sua empresa. Realizando a calibração periodicamente, você evita que esse desvio na pesagem aconteça.

2. Diminuir as chances de prejuízos

Quando uma balança não mostra o peso exato de algum material ou produto, você pode acabar tendo problemas com preços e custos dentro do negócio. Por exemplo, se você vende algum produto por peso, ou utiliza uma matéria prima que o custo por peso é muito significativo, e a balança informa uma medição inferior, você pode acabar tendo prejuízos com a venda ou processamento desse material.

3. Maior credibilidade e melhoria da imagem da empresa

Quando uma empresa trabalha com equipamentos de boa qualidade e que são calibrados com frequência, ela acaba passando mais credibilidade para os seus clientes, pois serão realizados bons negócios, em que ambas as partes não sairão prejudicadas. E com isso também, você acaba melhorando a imagem da empresa.

Por fim, é importante que você adote essas práticas nos seus negócios, para que com o tempo não surjam prejuízos com os gastos ou perda de confiabilidade de seu produto ou processo, e para que sua empresa obtenha os ganhos apresentados.

O que achou do nosso conteúdo? Gostou de entender um pouco mais sobre a importância de calibrar balanças? Então separamos 5 dicas para acompanhar uma calibração para te ajudar ainda mais. Aproveite e siga as nossas redes sociais Facebook, LinkedIn e Twitter para continuar nos acompanhando!

[rock-convert-cta id=”1981″]

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-