Calibração de Peso Padrão: o que é e por que sua empresa deve fazer?

calibração de peso padrão
8 minutos para ler

A calibração de peso padrão é um processo essencial para setores como o farmacêutico, tendo como impacto muito mais do que a manutenção da precisão dos equipamentos. Os benefícios chegam ao nível de estratégia de negócios, já que a prática é capaz de alinhar a empresa aos critérios sugeridos por entidades de referência internacional.

Entretanto, como exatamente funciona esse processo? E por que ele é tão importante? Para responder a essa pergunta e tirar suas dúvidas, criamos este post completo. Mostraremos aqui, de forma didática, como se deu a evolução da metrologia até o uso das balanças de precisão, explicando como funciona a calibração e por que ela é fundamental. Confira!

Da metrologia ao peso padrão: o que a História nos ensina

A adoção institucionalizada de medidas padronizadas data da Idade Média, na formação e ascensão de reinos que viriam a se tornar referência comercial, como Portugal e França. Após alguns séculos de uso de medidas independentes em cada região, foi criado o Sistema Métrico, com o objetivo de simplificar e, principalmente, unificar as medidas a nível internacional.

A chamada convenção do metro é então adotada pela França em 1791 e, em seguida, por outros países. A iniciativa representa um marco na história do comércio mundial. Ainda que a metrologia, por si só, possa ser rastreada até a Grécia Antiga, seu uso regulado cresce com o fortalecimento das relações mercantis internacionais, já no século XIX.

Não é à toa que ela ganha mais força a partir da primeira revolução industrial. A convenção dá origem ao Sistema Internacional de Unidades (SI), em 1960, com escritório justamente na França. A importância dessas instituições para a garantia de qualidade e a otimização de processos produtivos é tão grande que elas se tornaram referências legais em muitos países.

Nesse sentido, os instrumentos de precisão utilizados para certificar as medidas também ganharam destaque.

Metrologia, balanças e peso padrão: o conceito

Metrologia é uma palavra de origem grega que significa, de forma sucinta, ciência das medidas ou medições. Grosso modo, ela abrange tanto aspectos teóricos quanto práticos do processo. Tendo isso em mente, a ciência logo foi colocada em destaque no mercado mundial. Afinal, ela produz conhecimento relevante para a mediação das relações comerciais entre diferentes sociedades e culturas.

O uso das balanças é um bom exemplo disso. A história desse instrumento acompanha de perto a da metrologia, já que ele faz a medição da massa dos materiais. Se formos além, então, é natural que surja a questão de como seria possível padronizar a compreensão que diferentes pessoas ou povos têm de uma mesma unidade de medida.

Afinal, um quilo para o Rei da França pesava o mesmo que um quilo para o Rei de Portugal? Para garantir que sim, nada melhor que estabelecer um objeto de referência: o peso padrão. Sua função é essencialmente servir como comparação em um processo que a metrologia chama de calibração.

Calibração de peso padrão: uma garantia de confiança

O conceito de calibração se refere a um conjunto de operações que têm como objetivo estabelecer, em condições especificadas, a relação entre dois valores: o indicado por um instrumento (ou sistema de medição) e o representado por uma medida materializada. Em outras palavras, trata-se de uma verificação da precisão da medida mostrada pelo instrumento em relação ao peso de um material ou objeto conhecido.

O peso padrão, por exemplo, é a materialização da grandeza massa. Em geral, ele é um cilindro constituído de material nobre, como o aço inoxidável. Sua fabricação é extremamente controlada, já que ele deve atender com precisão a um determinado critério — nesse caso, um valor específico de massa. Na calibração de balanças, ele representa o valor já conhecido (1 kg, por exemplo) a ser comparado com o indicado pelo instrumento.

Entretanto, não se trata apenas de realizar uma única medição e, com isso, tirar conclusões. A calibração, de acordo com as normas adotadas em cada país, deve seguir um protocolo de testes como a recomendação R-111, da Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML).

A calibração de peso padrão portanto, é essencial para poder comprovar toda a cadeia de rastreabilidade entre uma medição feita na balança até um padrão de referência. Vamos supor que é utilizado um peso padrão não calibrado para controlar uma balança. Como podemos confiar se o equipamento está pesando corretamente se não sabemos qual a verdadeira massa do peso padrão utilizado? Sem ter um peso padrão calibrado é o mesmo que ter pesagens não confiáveis e isso é muito sério!

No caso das balanças, a calibração é feita com peso padrão em cerca de 6 pontos da faixa de medição do instrumento, ou seja, entre a carga mínima e máxima suportadas pelo equipamento. O peso é colocado e retirado da balança por 6 vezes e o valor mostrado é registrado. Feito isso, ela está calibrada.

Como você pôde ver, isso não envolve quaisquer ajustes na balança. A calibração, por definição, é justamente a comparação. Se a balança indica 199,8 gramas para um peso padrão de 200 gramas, consideramos então que ela foi calibrada e que há um desvio de 0,1%. O objetivo é justamente identificar esse erro.

Balança, peso padrão e calibração: como garantir a confiabilidade das medições

A balança é um instrumento muito utilizado na indústria farmacêutica, em laboratórios de pesquisa, no controle de qualidade etc. Por isso, é fundamental que ela passe por calibrações periódicas. Logo, a eficiência do instrumento depende tanto da própria qualidade, quanto da qualidade do peso padrão utilizado. Afinal, ele não pode se deteriorar facilmente, já que deixará de ser confiável.

Vale destacar que em alguns setores, como o farmacêutico, estabelecer relações comerciais com organizações de países como os Estados Unidos depende diretamente da adequação às normas adotadas por eles — e a grande maioria das empresas desses nichos, em todo o mundo, já adotam algum tipo de regulamentação ou norma de referência, por exemplo: a farmacopéia Americana – USP (United States Pharmacopeia).

Por isso, ainda que seja possível fazer controles internos, contar com um especialista capacitado e experiente é um grande diferencial. O motivo é simples. Normas de qualidade, como a ISO 9001, indicam que a calibração deve ser rastreável, ou seja, que o padrão utilizado seja periodicamente calibrado por outro, gerando um rastro que vai do material utilizado até o padrão de referência internacional.

Outra questão relevante é a competência exigida pelas normas. Afinal, o que podemos oferecer a nossos parceiros comerciais além de uma afirmação de que cumprimos os critérios de qualidade em questão? Trata-se de uma garantia frágil.

Uma empresa especializada, por sua vez, é resguardada pela acreditação da Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro), com base na norma ISO/IEC 17025:2017 que avalia a competência técnica de um laboratório de calibração. Além do que, uma empresa especializada em calibração de peso padrão pertence à RBC (Rede Brasileira de Calibração) que tem reconhecimento internacional. São esses, diferenciais importantes para quem quer garantir uma calibração de excelência e, é claro, confiabilidade de medição na empresa.

Como você pôde ver, a metrologia está enraizada nas atividades produtivas da nossa sociedade. Por isso, vale a pena investir em instrumentos de qualidade e contar com a expertise de quem mais entende do assunto. Então, coloque a calibração de peso padrão para trabalhar a favor da sua empresa e conquiste a confiança plena de quem compra seus produtos!

Se quer excelência nesse processo, entre em contato com a KN Waagen e fale com quem é especialista em balanças, peso padrão e calibração!

[rock-convert-cta id=”1981″]

Você também pode gostar

1 comentário em “Calibração de Peso Padrão: o que é e por que sua empresa deve fazer?

Deixe um comentário

-