Como escolher a melhor assistência técnica para balanças?

assistência técnica para balanças
8 minutos para ler

O cotidiano de indústrias e outros setores que fazem uso de balanças de precisão é marcado pelo intenso uso desse equipamento. É natural que eles precisem de manutenção prévia, visando o aumento da vida útil, além de reparos pontuais que podem ser necessários. Em meio a esse cenário, um dos principais desafios é encontrar uma boa assistência técnica para balanças.

Empresas que fazem manutenção em balança não são raras no mercado, mas a qualificação é o que diferencia uma das outras. Fundamental nessa procura é considerar alguns pontos principais, como encontrar um prestador capaz de realizar um bom trabalho de manutenção e calibração a longo prazo e que também ofereça confiabilidade e boas condições comerciais. Suas qualificações técnicas e certificações também merecem atenção nessa busca!

Neste post falaremos um pouco mais sobre o trabalho de calibração e assistência técnica para balanças. Entenda essa atividade e saiba como escolher o melhor prestador especializado.

Quais são os maiores desafios para manter a exatidão e precisão das balanças?

Balanças são equipamentos de medição sensíveis em seu funcionamento e de muita importância no uso cotidiano das indústrias. A capacidade de medição exata e precisa, algo tão fundamental à indústria, está naturalmente ligada à prevenção deste equipamento por meio de manutenções preventivas e calibração ao longo do tempo. É fundamental manter uma rotina de verificação periódica, manutenções preventivas e calibração, já que qualquer divergência de medição com os padrões pode gerar erros na chegada do produto ao cliente final.

Abrir mão da gestão de medição das balanças pode ser arriscado, especialmente para empresas que trabalham no setor farmacêutico, por exemplo. A exatidão e precisão necessária na dosagem de medicamentos é fundamental, e isso precisa ser respeitado. No entanto, um dos principais erros é acreditar que apenas a calibração da balança basta para uma medição confiável ao longo do tempo.

Manutenção preventiva em balanças é fundamental a médio prazo

Equipamentos industriais estão expostos a resíduos, sujeiras, aos diferentes níveis de operação e até mesmo à recorrência de uso. Isso tudo gera um desgaste progressivo nas balanças, o que faz com que seja imprescindível contar com uma manutenção. Esse trabalho, naturalmente, só pode ser feito por uma assistência técnica para balanças, ou seja, que tenha autorização e qualificação.

A melhor forma de reduzir e desacelerar esse desgaste natural de uso é manter uma rotina de manutenção preventiva. Os especialistas contratados cuidarão da parte mecânica e eletrônica das balanças, fazendo toda limpeza, ajustes, reparos e outras ações que garantem que ela estará conservada e confiável para continuar sendo usada.

No entanto, garantir essa rotina de cuidados pode ser um desafio em algumas empresas. O principal empecilho é o entendimento de que há uma diferença entre a verificação, calibração e manutenção.

  • Verificação de Balança: é controlar periodicamente as Balanças com Peso Padrão para saber se a leitura da pesagem está dentro de um critério de aceitação preestabelecido;
  • Calibração de Balança: é uma operação que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores e as incertezas de medição entre um instrumento de medição (Balança) e um Padrão (Peso Padrão);
  • Manutenção de Balança:  é uma intervenção técnica no equipamento para realizar testes, limpeza e ajustes para que a eficiência seja mantida de acordo com suas especificações técnicas e possa ser utilizado a longo prazo.

O que observar na hora de escolher a assistência técnica para balanças ideal?

Uma empresa que conhece os parâmetros principais e se mantém exigente é capaz de ter o serviço ideal de assistência técnica para balanças. Há uma série de detalhes que precisam ser considerados antes de fazer a escolha. Veja quais são os mais importantes a seguir!

Cheque se a empresa é autorizada para o serviço

Balanças são instrumentos controlados por órgãos governamentais, o que mostra o tamanho da responsabilidade da indústria em manter os equipamentos calibrados. Devido a isso, apenas empresas devidamente autorizadas e registradas podem exercer esse trabalho como prestadora de serviço.

O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) é o responsável por autorizar as empresas de Assistência Técnica para realizar a manutenção em balança. Assim, os responsáveis por fazer a manutenção podem manusear os lacres de segurança do equipamento. Contar com empresas ou também chamadas Oficinas autorizadas é garantir um trabalho regulamentado e legal diante das autoridades.

Nota: O Ipem só é responsável pela autorização de empresas de manutenção de balanças. A responsabilidade pela acreditação para realizar a calibração de balanças, é do Inmetro, mais especificamente a Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro), que possui os acordos e tratados internacionais para poder acreditar os laboratórios pela norma ISO/IEC 17025.

Confira o histórico de atuação da empresa

Uma empresa qualificada não surge do dia para a noite. Além disso, ela também não constrói seu nome no mercado sem uma equipe de ponta e pronta para lidar com qualquer demanda. Diante disso, não dá para ignorar a necessidade de escolher prestadores de serviços estabilizados e confiáveis.

Antes de fazer a escolha, o recomendado é buscar informações sobre o histórico de atuação da empresa. Informações sobre o tempo de mercado, para quem presta serviços e até mesmo saber a avaliação de clientes atuais é fundamental. A credibilidade é construída com um bom trabalho.

Exija a emissão de certificados

Se as empresas são autorizadas e qualificadas, naturalmente poderão oferecer certificados de ajuste e de calibração após a manutenção e calibração das balanças respectivamente. Esse é um direito de quem contrata os serviços, já que o documento é um atestado de que a empresa cuida e mantém uma cadeia de rastreabilidade de seu equipamento regularmente.

Empresas que se destacam no mercado tem capacidade técnica e rastreabilidade comprovada e autorizadas pelo Ipem para manutenção e acreditadas pelo Inmetro para calibração como já mencionamos anteriormente. Com o trabalho concluído, essas empresas emitem aos seus clientes os certificados não acreditado ou de ajuste quando realizada somente a manutenção e certificado de calibração acreditado quando o serviço for acreditado e o laboratório pertencente à RBC (Rede Brasileira de Calibração).

Preze por quem oferece atendimento diferenciado e de qualidade

Mais do que ter uma empresa competente a serviço, é possível contratar prestadores que estejam um nível acima dos outros do mercado. Um atendimento qualificado é importante no esforço de entender o que o cliente necessita, para assim oferecer trabalho personalizado.

Além disso, o serviço em si precisa estar em seu maior nível. Como cliente, exigir equipes treinadas pelos melhores institutos ao redor do mundo e com vasta experiência no segmento é um direito de qualquer contratante. Essa é a garantia da entrega de qualidade à indústria.

Como a KN Waagen pode ajudar as empresas?

Há mais de 25 anos no mercado, a KN Waagen é a principal referência qualitativa em calibração e assistência técnica para balanças no país, sendo o primeiro laboratório privado de calibração de balanças acreditado pelo Inmetro no Brasil. Todo o know how vem de anos trabalhando nas indústrias mais exigentes do mercado como: farmacêutica, alimentícia e química.

Com uma vasta carteira de clientes, a KN Waagen tem um histórico de trabalhos qualificados, além de todo conhecimento de quem fabrica balança e peso padrão.

A atuação da empresa na prestação de serviços tem foco consultivo e visa ajudar às Indústrias a ter mais confiabilidade em seus processos de pesagem. Por isso, o atendimento da KN Waagen foca em desenvolver o melhor contrato de manutenção e calibração, de modo que ele garanta suprir todas as demandas a experiência do cliente seja única.

A assistência técnica para balanças, seja na manutenção, seja na calibração, é um serviço indispensável para a indústria que utiliza balanças ou sistemas de pesagem em seu controle de qualidade. Escolher um prestador qualificado não é difícil, basta seguir as dicas que você viu ao longo deste conteúdo.

Entre em contato com a KN Waagen e saiba como podemos ajudar sua empresa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-